O vídeo é resultado da parceria do NIPIAC com o colégio Instituto de Educação Governador Roberto da Silveira, localizado no município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro, onde foram realizados encontros com alunos do quarto ano do ensino fundamental, durante os anos de 2006 e 2007, na modalidade pesquisa-intervenção.

Vídeo criado para o encontro "Diálogos Universidade-Escola: Qual participação estudantil nós queremos?", onde professores, coordenadores, orientadores e diretores de escolas discutiram os resultados preliminares do projeto "Subjetivação política na infância e adolescência contemporâneas e contextos institucionais – A democracia nas escolas".

Este trabalho é fruto da dissertação de mestrado intitulada Indiferença, o esquecimento do humano: um estudo sobre a importância dos ‘espaços de fala’ entre os jovens no contemporâneo, onde articulamos a questão da indiferença com a desestabilização em que se encontra o indivíduo contemporâneo, analisando seus efeitos na relação com o outro.

Este artigo tem como objetivo focalizar um dos aspectos do desenvolvimento de um trabalho realizado em uma escola da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, com três turmas de jovens entre 14 e 16 anos de idade.

O Observatório da Infância e da Adolescência se constituiu em um espaço interativo virtual promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas – NUPIAC/UFRJ, onde se publicou, mensalmente, assuntos relacionados à situação da infância e da juventude no Brasil e no mundo.

O presente trabalho consiste em uma construção teórico-empírica que buscou fundamentar a perspectiva conceitual da indiferença como ação. Antagonizando a ideia de apatia, a indiferença é vista como um mecanismo de esquiva frente à alteridade, uma atitude desumanizadora em relação ao outro.