JA Wall - шаблон joomla Форекс

O objetivo deste trabalho é enfocar a trama dos processos subjetivos desencadeada pela dominação colonial na relação que ela estabelece entre dominador e dominado: como se imbricam e se interpolam as forças vitais de cada parte, um para subjugar o outro e fazê-lo ceder, vergando-o sob o peso da astúcia, da sedução, do medo; o outro para se opor à tirania e ao controle, resistindo, lutando ou até preferindo morrer.

Cet article a pour but d´étudier la situation des jeunes des classes populaires de Rio de Janeiro, au Brésil, qui vivent dans des contextes caractérisés par l´incertitude, le manque de garanties et la précarité sociale.

Neste artigo, buscamos analisar os sentidos de oportunidade que jovens pobres cariocas atribuem à escola e compreender se, para estes jovens, a escola e a escolarização possuem um valor no agora e/ ou no depois imaginado.

O presente artigo é uma atualização acerca de algumas tendências observadas nas publicações em formato de livros sobre a infância e juventude na América Latina, nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, através da análise dos levantamentos bibliográicos do periódico DESidades, ao longo de 2015 a 2018.

Neste artigo analisamos de que modo, em um contexto escolar de muitas adversidades, se constroem alianças e pactos entre professores e alunos frente à demanda dos objetivos institucionais da escola.

Este artigo analisa duas diferentes tentativas de compreender os efeitos da dominação sobre a subjetividade e os caminhos tortuosos pelos quais se busca a emancipação.

O encontro aqui transcrito discute a temática da diferença geracional no tocante às heranças, dívidas e apostas da sociedade e da educação brasileira em relação às futuras gerações.

Autor: Maria Carmen Euler Torres Palavras-chave: crise de autoridade; relação professor-aluno; relações de autoridade na escola. Referência completa: Torres, Maria Carmen Euler. A crise de autoridade no contemporâneo e suas repercussões na escola/ Maria Carmen Euler Torres. Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Psicologia, 2009, 255p. Tese – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, 2009. Orientadora: Lucia Rabello de Castro.

Autor: Amana Rocha Mattos Palavras-chave: Juventude; Liberdade; Liberalismo; Psicologia do Desenvolvimento; Política Referência completa: Mattos, Amana Rocha Liberdade, um problema do nosso tempo: os sentidos da liberdade para os jovens no contemporâneo / Amana Rocha Mattos. Rio de Janeiro, 2011. 196 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2011. Orientador: Prof. Dr. Lucia Rabello de Castro.

Autora: Tatiana Campos Fernandes Palavras-chave:  infância pobre; institucionalização; medicalização; judicialização. Referência completa: Tatiana Campos Fernandes. Entre leis e diagnósticos: a assistência à infância em situação de acolhimento institucional. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientadora: Lucia Rabello de Castro