Sentidos de oportunidade da escola para jovens de classes populares cariocas

Neste artigo, buscamos analisar os sentidos de oportunidade que jovens pobres cariocas atribuem à escola e compreender se, para estes jovens, a escola e a escolarização possuem um valor no agora e/ ou no depois imaginado.
Participaram do estudo 51 jovens, estudantes de 9º ano do ensino fundamental, de duas escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, com idades entre 14 a 16 anos. Foram realizados três grupos de discussão, que ocorreram no formato de oficinas. Na análise dos sentidos de oportunidade e do valor atribuído pelos jovens à escola, foram focalizadas as relações intra e intergeracionais que se estabelecem neste espaço e a relação imaginária que estes jovens têm com o que virá depois da escola.
Autores: Sabrina Dal Ongaro Savegnago, Lucia Rabello de Castro.
Palavras-chave: Jovem. Oportunidades. Escola. Escola Pública.
Referência completa:

SAVEGNAGO, Sabrina Dal Ongaro; CASTRO, Lucia Rabello de. Sentidos de oportunidade da escola para jovens de classes populares cariocas. Educação & Realidade, v. 45, n. 1, e91813, 2020.