- Category: Teses
Autor: Suzana Santos Libardi Palavras-chave: infância; proteção da infância; relações intergeracionais Referência completa: Libardi, S. S. A proteção da infância e as relações intergeracionais a partir da perspectiva dos adultos. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2016. Orientação: Lucia Rabello de Castro
- Category: Artigos
O presente texto tem como objetivo introduzir uma reflexão acerca da complexidade do real, segundo o sociólogo contemporâneo Edgar Morin. O artigo propõe sublinhar os princípios que servem de aportes para a discussão paradigmática que se faz relevante na atualidade.
- Category: Teses
Autor: Amana Rocha Mattos Palavras-chave: Juventude; Liberdade; Liberalismo; Psicologia do Desenvolvimento; Política Referência completa: Mattos, Amana Rocha Liberdade, um problema do nosso tempo: os sentidos da liberdade para os jovens no contemporâneo / Amana Rocha Mattos. Rio de Janeiro, 2011. 196 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2011. Orientador: Prof. Dr. Lucia Rabello de Castro.
- Category: Artigos
O presente artigo consiste no relato e análise de uma experiência realizada no projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro intitulado Palavras de Pais, e visa refletir sobre as possíveis relações entre a teoria e a prática na formação de professores.
Este livro pretende contribuir para o debate e a discussão das questões da infância na época contemporânea. Parte-se da ideia de que os modelos de pensamento e compreensão sobre quem é a criança, e o que a particulariza enquanto criança, parecem insuficientes frente ao inusitado que a contemporaneidade nos apresenta.
Este artigo discute o cuidado na relação entre professoras, professores e estudantes, problematizando, a partir de autoras da teoria feminista, que a socialização de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres deva ser a finalidade principal da educação. Nas relações de cuidado se evidenciam a interdependência e a mutualidade – afetiva e cognitiva –, aspectos esses que perpassam as relações entre educadores e alunos na escola. As condições atuais de desvalorização da carreira docente e sua burocratização têm conduzido a uma objetificação das relações na escola, resultando em vínculos baseados na tutela e na disciplinarização, em detrimento do cuidado.
As eleições de 1996 para as prefeituras brasileiras trouxeram uma novidade em termos de campanha na televisão: a introdução como propaganda eleitoral gratuita, além dos programas tradicionais veiculados duas vezes por dia, de inserções publicitárias de 30 e 60 segundos ao longo da programação normal das emissoras.
- Category: Artigos
Esta investigación, impulsada por los testimonios de ex alunos, de una professora y referenciada por diversas fuentes documentales, tiene como objeto de estúdio la historia de la Escuela Mixta que existió en el barrio Felipão, en Campinas (Brasil), entre las décadas de 1920 y 1960.
- Category: Artigos
No presente trabalho tecemos uma reflexão sobre uma possível contribuição freudiana à educação a partir da centralidade da noção de infantil. Concebendo o infantil como determinante na constituição do sujeito, Freud propõe um caminho ao educador que seria uma aproximação à sua própria infância.
Neste artigo, discutimos os sentidos que a liberdade adquire na cultura contemporânea do consumo, em que se oportuniza a vivência de escolhas renovadas frente à multiplicidade de objetos, bens e experiências. Discutimos que na articulação entre liberdade e consumo devemos ficar atentos aos modos como os indivíduos se apropriam das interpelações do mercado para exercerem suas escolhas de estilos de vida.