JA Wall - шаблон joomla Форекс

A VII Jornada de Pesquisa e Intercâmbio do NIPIAC com o tema “Subjetivação e Educação: o futuro como proposta para crianças e jovens hoje” realizou-se no dia 29 de setembro de 2011, das 9:20 às 17:30hs, na Casa da Ciência, UFRJ, em Botafogo. Docentes e pesquisadores, e estudantes de pós-graduação e graduação compareceram ao evento.

O futuro da infância: os impasses nas relações intergeracionais e das crianças com seus pares.

Yvonne Maggie*
No dia 26 de janeiro de 2005, o Juiz Federal Substituto em exercício na 1ª Vara, Vicente De Paula Ataide Junior, exarou uma sentença na qual indeferiu um pedido de liminar impetrado por uma vestibulanda de medicina da Universidade Federal do Paraná que considerou seu direito esbulhado por não ter obtido a vaga devido ao sistema de cotas.

O objetivo deste artigo é apresentar uma leitura do surgimento da categoria adolescência, as consequências e desdobramentos que tal perspectiva efetiva na criação de uma cultura de direitos.

De um lado, o imaginário social fantasioso de que nada pode ser mais importante do que ser jovem; de outro, a condição real da juventude marcada por relações violentas e desumanizadas com os adultos.

Henrique Caetano Nardi *
No Brasil, a intensidade das formulações homofóbicas e heterossexistas presentes nas escolas é alarmante. Estudo recente1 da UNESCO, envolvendo estudantes brasileiros do ensino fundamental, seus pais e professores, aponta para um alto grau de rejeição à homossexualidade na comunidade escolar. As conclusões da pesquisa afirmam que um terço de pais de alunos e um quarto dos próprios alunos não gostariam que homossexuais fossem colegas de escola de seus filhos (essa taxa de rejeição chega a 60% em alguns estados).

Autora: Beatriz Corsino Pérez Palavras-chave: Jovens, Reforma urbana, Identidade, Memória, Espacialidade, Subjetivação Referência completa: Pérez, B.C. Memórias e narrativas de jovens sobre o lugar: uma discussão sobre as intervençoes urbanas no Rio de Janeiro. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2014. Orientação: Lucia Rabello de Castro

Estamos deslanchando o processo de discussão do Estatuto da REDEJUBRA neste momento. Uma minuta de estatuto, versão preliminar a ser modificada pelas contribuições e discussões locais e regionais, foi enviada para os coordenadores regionais indicados na Assembleia do VI JUBRA. Para acessar o cronograma do grupo de trabalho/comissão nacional, faça o download.

Transformações importantes, principalmente, a partir da segunda metade do século XX, modificaram nossos modos de convivência, fazendo com que nos interroguemos sobre qual participação social e política podemos e devemos ter para decidir as questões da vida coletiva. Neste trabalho, discutimos os impasses que se apresentam para os jovens frente à sua participação na vida social.