JA Wall - шаблон joomla Форекс

Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo preliminar sobre os efeitos de variáveis midiáticas no processo de decisão do voto dos brasileiros para a eleição presidencial de 2010.

O presente artigo é uma atualização acerca de algumas tendências observadas nas publicações em formato de livros sobre a infância e juventude na América Latina, nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, através da análise dos levantamentos bibliográicos do periódico DESidades, ao longo de 2015 a 2018.

Autor: Patrícia Castro de Oliveira e Silva. Palavras-chave: Drogas, Família, Gênero, Abuso Emocional, Codependência. Referência completa: Patrícia Castro de Oliveira e Silva. Outras Drogas da Vida: abuso emocional e codependência nas trajetórias de vida de jovens usuários de drogas, pertencentes as camadas médias no Rio de Janeiro. 2012. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coorientadora: Simone Ouvinha Peres.

Este artigo aborda a possível tensão entre organização escolar e demandas da sociedade tecnológica: são formas diferentes de apresentação do mundo para as crianças, envolvendo processos afetivos e cognitivos diversos.

Tendo em vista as transformações nas macroestruturas e seus impactos sobre a forma como os indivíduos – jovens ou não – relacionam-se com o trabalho e o futuro (especialmente o profissional) nas sociedades capitalistas, este artigo analisa a maneira como os jovens universitários de estratos médios do Rio de Janeiro atuam e se posicionam diante da demanda de se tornarem produtivos, bem como o lugar e as condições de construção de um projeto profissional no contemporâneo. Utilizou-se o paradigma metodológico de pesquisa-ação, cuja abordagem empírica constituiu-se de uma intervenção junto a jovens estudantes de duas universidades, no âmbito de uma disciplina especificamente criada para se discutir o projeto de vida profissional.

O livro reúne uma coleção de artigos com a proposta de discutir a condição do jovem na contemporaneidade que estão organizados em quatro seções.

Mudanças nas relações sociais nas últimas décadas tem gerado um impacto indisfarçável em todas as esferas da cultura. Fala-se em pós-modernidade (BAUMAN, 1998), queda das identificações patriarcais; perda do valor social atribuído à autoridade institucional e desautorização docente (ESTEVE, 1999; PEREIRA, 2012). Pretendemos discutir este impacto na docência, através da análise do que vem a ser conhecer em Vigotski, Wallon e Freud, bem como discutir a necessidade de (re)construção do fazer docente na perspectiva das mudanças vigentes. 

Um dos temas em destaque deste número 24 da Revista DESidades é o artigo Análise da produção bibliográfica em livros sobre a infância e a juventude na América Latina: atualizações e novos horizontes, fruto do trabalho realizado por pesquisadoras do NIPIAC que atualiza, até 2018, a pesquisa realizada em 2015 pela própria equipe da Revista DESidades, trazendo novos dados sobre o processo de veiculação dos conteúdos acadêmicos e científicos sobre o tema da infância e juventude.

Com entrada franca, o evento IV Encontro Internúcleos Juventude e Política simultaneamente ao Seminário Latinoamericano Juventude e Política, foram realizados na UFRJ – Praia Vermelha nos dias 20 a 22 de outubro de 2010, no Auditório Manoel Maurício de Albuquerque/CFCH, com a participação de docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e estudantes de pós-graduação e graduação.

Autor: Sabrina Dal Ongaro Savegnago Palavras-chave: Juventude, Mobilidade, Oportunidade Referência completa: Savegnago, S. D. O. Oportunidades de vida: fortuidades do tempo e mobilidades no espaço de jovens pobres cariocas. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2018. Orientação: Lucia Rabello de Castro