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This paper discusses how the new paradigm of children’s participation rights and competence has maintained unchallenged the subjectivity considered apt to be included as an opinion giver in the polity.

Joyce Lys Saback Nogueira de Sá *
Rosane Melo **

Este artigo discute as possibilidades de ação política por parte dos jovens no contexto escolar. Isso implica uma necessária re-significação da prática política do ponto de vista desses atores, posicionados fora dos contextos institucionalizados de tomada de decisão.

A partir de quatro máximas consagradas pelo senso comum em relação à psicanálise, o artigo aborda a relação entre psicanálise educação.

Um dos temas em destaque deste número 24 da Revista DESidades é o artigo Análise da produção bibliográfica em livros sobre a infância e a juventude na América Latina: atualizações e novos horizontes, fruto do trabalho realizado por pesquisadoras do NIPIAC que atualiza, até 2018, a pesquisa realizada em 2015 pela própria equipe da Revista DESidades, trazendo novos dados sobre o processo de veiculação dos conteúdos acadêmicos e científicos sobre o tema da infância e juventude.

A participação política continua a ser muito frequentemente pensada a partir das análises de um espaço público desconectado dos lugares da vida cotidiana, como se existisse uma fronteira entre a vida de todos os dias e a democracia, como se o espaço público e a vida consistissem em duas esferas separadas e que só contassem aquelas ações que tivessem ressonância nas midias ou nas políticas institucionais.

A iniciativa deste livro tem uma trajetória que remonta a 2006, quando o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio sobre a Infância e a Adolescência Contemporâneas – NIPIAC/UFRJ organizou sua Jornada anual abordando esta temática.

O artigo apresenta panorama do levantamento do conjunto de programas de iniciação científica focados no ensino médio no Brasil, em perspectiva qualitativa e contrastiva, sem pretender análise crítica.

A I Jornada NIPIAC. Universidade Sociedade - “Se virando na Cidade”: a participação de crianças e jovens na cidade do Rio de Janeiro, foi realizada no dia 13 de julho de 2000, às 14hs, na UFRJ – Praia Vermelha, com a presença de docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e estudantes de pós-graduação e graduação.