Buscando compreender como as crianças se apropriam dos espaços, identificando-se e agindo neles, foram realizadas oficinas com 35 crianças, de 5 a 10 anos, moradoras da Babilônia, uma favela do Rio de Janeiro. Diferentemente das crianças que possuem uma experiência mais restrita aos espaços privados, meninos e meninas dessa favela circulavam e brincavam fora de casa, com seus pares, em espaços comuns. Com isso, eles passavam a conhecer o lugar onde moram; os seus aspectos positivos, assim como os seus problemas.
A transição para a vida adulta tem, na atualidade, se configurado como objeto de interesse e investigação por parte de diferentes atores sociais, tendo em vista o panorama de dificuldades que jovens têm encontrado para sair da condição juvenil.
Dos belos e casuais encontros que a vida nos proporciona! Durante a organização do I Congresso de Estudos da Infância (I CEI), Paula Mendonça de Menezes nos procurou com a proposta de exibir o documentário que co-dirigiu – Wappa: um olhar sobre a infância indígena Yudja1 – para aquele público interessado na infância e nas crianças.
A concomitância entre trabalho e estudo nas trajetórias de graduados(as) do município de Teresópolis
- Category: Dissertações
Autor: Jane Soares da Silva Palavras-chave: transição; concomitância trabalho-estudo; ensino superior privado. Referência completa: SILVA, Jane Soares da. (2016) A concomitância entre trabalho e estudo nas trajetórias de graduados(as) do município de Teresópolis. Dissertação de mestrado – Programa de PósGraduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro.
- Category: Dissertações
Autora: Carina Borgatti Moura. Palavras-chave: diferença, relação entre pares, escola, crianças e adolescentes Referência completa: Carina Borgatti Moura. "[...] mesmo com o cuidado, o que eu sinto é o vazio." A produção da diferença na escola. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientadora: Lucia Rabello de Castro
O artigo em questão surgiu do projeto de pesquisa Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: estudo de casos em Psicanálise e Educação, cujo objetivo é procurar compreender como se dá o mal-estar relativo ao processo de escolarização de crianças e adolescentes.
- Category: Artigos
Dans cet essai nous nous demandons si et comment le lieu universitaire, l’identité et les sociabilités étudiantes favorisent l’engagement politique des jeunes dans le Brésil contemporain. Dans un premier temps, nous discutons les contributions récentes sur les processus de subjectivation politique des jeunes Brésiliens et sur les possibilités dont ils disposent pour produire un projet de transformation sociale et politique. Dans un second temps nous analysons les entretiens que nous avons menés avec des étudiants engagés dans des collectifs ayant coupé les ponts avec le mouvement étudiant conventionnel.
O objetivo deste artigo é apresentar uma leitura do surgimento da categoria adolescência, as consequências e desdobramentos que tal perspectiva efetiva na criação de uma cultura de direitos.
O estudo de casos será discutido como metodologia de pesquisa na articulação entre psicanálise e educação.
- Category: Artigos
O artigo analisa a relação entre juventude e política no contemporâneo, tendo como foco de discussão o processo de subjetivação política, que implica a construção do pertencimento à coletividade e a responsabilização pela vida em comum. As possibilidades de ação engajada e seu sentido político são discutidos frente às aparentes inércia e apatia dos jovens de hoje em relação à política. Um estudo empírico qualitativo com cerca de 25 jovens é apresentado, baseado em entrevistas realizadas tanto com jovens militantes de organizações estudantis e partidos políticos como com aqueles que se engajam no trabalho social voluntário.