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O artigo é fruto de uma pesquisa realizada na interface entre a psicanálise e a educação cuja proposta é investigar e intervir sobre a relação do adolescente com a escola hoje.

Autor: Maria Carmen Euler Torres Palavras-chave: crise de autoridade; relação professor-aluno; relações de autoridade na escola. Referência completa: Torres, Maria Carmen Euler. A crise de autoridade no contemporâneo e suas repercussões na escola/ Maria Carmen Euler Torres. Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Psicologia, 2009, 255p. Tese – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, 2009. Orientadora: Lucia Rabello de Castro.

In this chapter Lucia Rabello de Castro, Adelaide Rezende de Souza, and Paula Uglione examine the Brazilian animated film The Boy and the World (O Menino e o Mundo, 2013), directed by Alê Abreu. 

 Ao longo dos últimos anos, as políticas educacionais implementadas pelo governo federal têm priorizado a expansão do Ensino Superior e a reestruturação das universidades públicas.

A dimensão estética ganha espaço no cotidiano. Paradoxalmente, a imagem corporal sempre foi motivo de desconfianças, no que diz respeito à construção do conhecimento humano.

O artigo reflete sobre uma pesquisa educacional e tem como objetivos debater sobre questões curriculares da formação de professores, buscando resgatar memórias que têm sido tecidas na constituição de ser professor.

Neste relatório procuramos sistematizar as ações realizadas no período 2012 – dezembro de 2014, reunindo as contribuições diversas da comissão de extensão que fortaleceram o trabalho com a comunidade acadêmica da Faculdade de Educação, comunidade externa que participa de programas, projetos, cursos, eventos propostos e ainda a Pró Reitoria de Extensão da UFRJ.

Yvonne Maggie*
No dia 26 de janeiro de 2005, o Juiz Federal Substituto em exercício na 1ª Vara, Vicente De Paula Ataide Junior, exarou uma sentença na qual indeferiu um pedido de liminar impetrado por uma vestibulanda de medicina da Universidade Federal do Paraná que considerou seu direito esbulhado por não ter obtido a vaga devido ao sistema de cotas.

A partir de quatro máximas consagradas pelo senso comum em relação à psicanálise, o artigo aborda a relação entre psicanálise educação. Levando em conta a concepção freudiana relativa à “educação impossível”, a idéia de inacabamento tanto em relação ao sujeito quanto à educação serve como guia para as autoras no sentido de dissolver a ilusão de que existiria um modelo ideal de ser humano mais maduro e acabado, e uma técnica mais perfeita para atingi-lo através da educação.

O artigo se debruça sobre os desafios e oportunidades da participação de crianças na orientação das políticas públicas no Brasil, onde esse processo ainda precisa ser construído.