O texto aponta paradoxos e desafios relacionados às aproximações das tecnologias e mídias no âmbito da educação. Dialoga com o referencial sócio-histórico na construção dos sujeitos e os estudos latino-americanos de comunicação.
Estamos diante de um cenário nada aprazível. Depois de um golpe, que levou ao processo de impeachment da presidenta Dilma Rouseff, temos vivenciado um cenário de grave crise política e econômica marcada por significativos cortes e suspensões em diversas áreas, que afetaram sobretudo a educação. Esse processo atingiu de modo categórico e terrível à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que vem sendo desprezada pelos atuais governos e, por isso, enfrenta uma situação de precariedade nunca vista em sua história.
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In this chapter Lucia Rabello de Castro, Adelaide Rezende de Souza, and Paula Uglione examine the Brazilian animated film The Boy and the World (O Menino e o Mundo, 2013), directed by Alê Abreu.
Este artigo discute questões relativas à formação de professores, com ênfase na formação continuada, a partir da análise das Metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024, anexo à Lei 13005/14, evidenciando a influência da LDB 9.394/96, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena e da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores.
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Modern conceptions of politics are intrinsically related to theories of subjectivity shaped by a teleological narrative expressing claims about instrumental rationality, moral and psychological autonomy, and individualized selfhood.
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Autor: Liciana Aparecida Cabral Caneschi Palavras-chave: Juventude. Transição para a vida adulta. Saída da casa dos pais. Transição domiciliar. Linha do Tempo. Referência completa: Liciana Aparecida Cabral Caneschi. A saída da casa dos pais na transição para a vida adulta: trajetórias de jovens no Rio de Janeiro. 2015. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientadora: Simone Ouvinha Peres
- Category: Capítulos de livros
O artigo analisa as possibilidades do surgimento da juventude como ator político no Brasil contemporâneo.
Paula Mancini C. M. Ribeiro *
Uma situação de violência doméstica é diferente do que nomeamos como violência urbana. Em uma situação de violência urbana, situação colocada no cenário público e na maioria das vezes pontual, o autor da violência é desconhecido. Trata-se de uma situação que pode ser mais facilmente identificada e circunscrita, e isso é diferente de uma situação de violência doméstica.
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O artigo objetiva desvelar a presença da ideia do aborto como elemento no âmbito das reflexões dos jovens sobre uma gravidez na adolescência. Analisam-se dados de entrevistas semi-estruturadas com 123 jovens de 18 a 24 anos de ambos os sexos, moradores de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador, Brasil, pertencentes a distintos estratos sociais.
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À crescente visibilidade que a juventude parece ter no cenário público, mais claramente se impõe a constatação da diversidade da experiência de ser jovem através dos diferentes grupos sociais, culturais e econômicos. Ser jovem não corresponde a compartilhar os mesmos tipos de experiência com todos aqueles que, coincidentemente, têm a mesma idade; e nem, muito menos, significa poder agir, sentir e valorar, da mesma forma, as relações com os pares, com os mais velhos, o sentido de futuro e os deveres de pessoa e cidadão.