JA Wall - шаблон joomla Форекс

Autor: Amana Rocha Mattos Palavras-chave: Juventude; Liberdade; Liberalismo; Psicologia do Desenvolvimento; Política Referência completa: Mattos, Amana Rocha Liberdade, um problema do nosso tempo: os sentidos da liberdade para os jovens no contemporâneo / Amana Rocha Mattos. Rio de Janeiro, 2011. 196 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2011. Orientador: Prof. Dr. Lucia Rabello de Castro.

O estudo de casos será discutido como metodologia de pesquisa na articulação entre psicanálise e educação. 

Este livro pretende contribuir para o debate e a discussão das questões da infância na época contemporânea. Parte-se da ideia de que os modelos de pensamento e compreensão sobre quem é a criança, e o que a particulariza enquanto criança, parecem insuficientes frente ao inusitado que a contemporaneidade nos apresenta.

Autor: Rafael Prosdocimi Bacelar Palavras-chave: Jovens, Conflitos ambientais, MG, Mineração, Identidade, Experiência, Território Referência completa: Bacelar, R.P. Nem só de mineração vive o Matodentro: a experiência de jovens em território de conflito ambiental. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2014. Orientação: Lucia Rabello de Castro.

À crescente visibilidade que a juventude parece ter no cenário público, mais claramente se impõe a constatação da diversidade da experiência de ser jovem através dos diferentes grupos sociais, culturais e econômicos. Ser jovem não corresponde a compartilhar os mesmos tipos de experiência com todos aqueles que, coincidentemente, têm a mesma idade; e nem, muito menos, significa poder agir, sentir e valorar, da mesma forma, as relações com os pares, com os mais velhos, o sentido de futuro e os deveres de pessoa e cidadão.

O Observatório da Infância e da Adolescência se constituiu em um espaço interativo virtual promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas – NUPIAC/UFRJ, onde se publicou, mensalmente, assuntos relacionados à situação da infância e da juventude no Brasil e no mundo.

Neste artigo analisamos de que modo, em um contexto escolar de muitas adversidades, se constroem alianças e pactos entre professores e alunos frente à demanda dos objetivos institucionais da escola.

A participação social e política dos jovens é analisada como categoria que emerge no âmbito dos processos individualizantes do capitalismo tardio e das condições de emergência do sujeito psicológico – autônomo, centrado – das sociedades modernas.

Autor: Suzana Santos Libardi Palavras-chave: infância; proteção da infância; relações intergeracionais Referência completa: Libardi, S. S. A proteção da infância e as relações intergeracionais a partir da perspectiva dos adultos. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2016. Orientação: Lucia Rabello de Castro

O I JUBRA – Simpósio Internacional da Juventude Brasileira com o tema Perspectivas e Ações em Saúde, Educação e Cidadania foi realizado nos dias 20 a 22 de outubro de 2004, na UFRJ – Praia Vermelha, com a participação de docentes e pesquisadores do Brasil e exterior, estudantes de pós-graduação e graduação, profissionais e público interessado nas questões da juventude.