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Nesta 15ª edição muito nos leva à infância – à convivência das crianças no espaço escolar e às interrogações sobre a produção de sentidos que nele se estabelece. Ainda que distintos em suas abordagens, os textos confluem no sentido de trazer à vista a importância da expressividade do viver na mobilidade dos corpos e das ações em sua relação com o ambiente. Embora distante da temática escolar, mas ainda em consonância à importância do ‘estar vivo’, o segundo artigo é abordado a partir de uma falha ambiental inegociável: a desigualdade, refletida na desnutrição e pobreza da infância maia guatemalteca.

A IV Jornada de Pesquisa e Intercâmbio do NIPIAC com o tema “A Pesquisa-Intervenção na Infância e Adolescência” realizou-se no dia 23 de outubro de 2006, no Fórum de Ciência e Cultura, na UFRJ – Praia Vermelha, das 9:15 às 17:30hs, contando com a presença de docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e alunos de graduação e pós-graduação.

Esta ata se refere à Assembleia da REDEJUBRA convocada pela Comissão Organizadora Local do VI JUBRA, Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, ocorrida em 11 de setembro de 2015, no Auditório Vera Janacopulos, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

A III Jornada de Pesquisa e Intercâmbio do NIPIAC foi realizada no dia 13 de outubro de 2005, das 9:30 às 18:30hs, na Casa da Ciência – UFRJ Praia Vermelha. Nela foram abordados temas como “A psicanálise como instrumento de pesquisa em instituições” e “Projetos para a juventude e impacto social”, com a participação de docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e estudantes da graduação e pós-graduação.

A partir da constatação de que na sociedade atual encontram-se borrados os limites que antigamente nos demarcavam com clareza, o artigo reflete sobre o conceito de fronteiriço e sua relação com o contemporâneo.

A I Jornada NIPIAC. Universidade Sociedade - “Se virando na Cidade”: a participação de crianças e jovens na cidade do Rio de Janeiro, foi realizada no dia 13 de julho de 2000, às 14hs, na UFRJ – Praia Vermelha, com a presença de docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e estudantes de pós-graduação e graduação.

Trata-se de uma obra voltada para a reflexão sobre a formação em ciência e tecnologia no Ensino Médio, dirigida para oferecer subsídios para a análise crítica de políticas públicas voltadas para os jovens e fortalecer iniciativas de pesquisa.

Este texto apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa que buscou compreender a história da Escola Normal “Carlos Gomes” de Campinas (SP), pela via das memórias dos documentos publicados pela imprensa campineira acerca da importância da criação da primeira instituição pública para formar professores para as séries iniciais do ensino.

A dimensão estética ganha espaço no cotidiano. Paradoxalmente, a imagem corporal sempre foi motivo de desconfianças, no que diz respeito à construção do conhecimento humano.