JA Wall - шаблон joomla Форекс

O vídeo introduz a temática de ser criança e jovem em um mundo transformado pela tecnologia, consumo e novas relações e socialidades onde alguns desafios se colocam frente aos quais crianças e jovens assumem posicionamentos e opiniões.

Autora: Marina Gomes Coelho de Souza Palavras-chave: Jovens, Projeto profissional, Futuro, Classes médias, Trabalho Referência completa: Souza, M.G.C.S. A construção do projeto profissional para jovens de classe média. Dissertação de Mestrado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2013. Orientação: Lucia Rabello de Castro

“Tornar-se”, como o contínuo processo de ser, demanda que os sujeitos humanos (re)-inventem permanentemente os sentidos de sua existência.

O artigo se debruça sobre os desafios e oportunidades da participação de crianças na orientação das políticas públicas no Brasil, onde esse processo ainda precisa ser construído.

Nestas notas trataremos das atuais condições do laço social e suas repercussões no campo educacional, sobretudo no impacto destas últimas nas relações transferenciais, estabelecidas pelos alunos em direção aos professores. As relações entre o conceito de inconsciente político e transferência estão aqui contempladas na discussão das relações entre as relações entre alunos e professores.

O artigo pretende analisar a manifestação da violência na juventude, especialmente, em relação aos casos de conflito entre grupo de jovens.

A participação política continua a ser muito frequentemente pensada a partir das análises de um espaço público desconectado dos lugares da vida cotidiana, como se existisse uma fronteira entre a vida de todos os dias e a democracia, como se o espaço público e a vida consistissem em duas esferas separadas e que só contassem aquelas ações que tivessem ressonância nas midias ou nas políticas institucionais.

A noção ‘juventude’ invoca hoje um campo plural que compreende uma diversidade de definições e teorias sobre a especificidade do ser jovem. A própria definição de juventude proposta por organismos internacionais, como a UNESCO, tem sofrido revisões, o que mostra, no mínimo, a elasticidade e a efemeridade dos critérios que se julgam relevantes para delimitar este campo de estudos. Por outro lado, os movimentos juvenis nos espaços públicos, antes circunscritos às lutas estudantis, principalmente de universitários, hoje, se diversificam em torno de demandas e reivindicações culturais, de gênero, etnia e outras tantas, rearticulando a agenda de lutas da categoria ‘juventude’ frente à sociedade, e alavancando a organização de grupos e associações juvenis (Balardini, 2000).

O artigo aborda a importância das pesquisas com crianças e adolescentes, nas quais se preconiza o olhar para esses como sujeitos, e não como seres em formação, apresentando uma análise de parte do material de uma pesquisa-intervenção realizada em um setor de saúde mental infanto-juvenil que recebe um grande número de encaminhamentos vindos da escola. 

Autor: Kátia Maria Cabral Medeiro. Palavras-chave:  juventude, religião, catolicismo, adesão religiosa, comunidade, Toca de Assis. Referência completa: Kátia Maria Cabral Medeiro. Juventude e religião: significado da adesão e vivência religiosa na comunidade católica Toca de Assis no Rio de Janeiros. . 2012. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientadora: Simone Ouvinha Peres.