- Category: Teses
Autor: Rafael Prosdocimi Bacelar Palavras-chave: Jovens, Conflitos ambientais, MG, Mineração, Identidade, Experiência, Território Referência completa: Bacelar, R.P. Nem só de mineração vive o Matodentro: a experiência de jovens em território de conflito ambiental. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2014. Orientação: Lucia Rabello de Castro.
O texto “Adolescentes na América Latina”, escrito por Carlos Welti, faz parte do livro intitulado “O Mundo do Jovem: Adolescência em Oito Regiões do Globo”. O livro é resultado de um trabalho realizado pelo Grupo de Estudo sobre a Adolescência no Séc. XXI2, e contou com a participação de pesquisadores internacionais, buscando estabelecer os possíveis cenários de vida dos adolescentes.
- Category: Dissertações
Autora: Tatiana Campos Fernandes Palavras-chave: infância pobre; institucionalização; medicalização; judicialização. Referência completa: Tatiana Campos Fernandes. Entre leis e diagnósticos: a assistência à infância em situação de acolhimento institucional. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientadora: Lucia Rabello de Castro
- Category: Artigos
O Observatório da Infância e da Adolescência se constituiu em um espaço interativo virtual promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas – NUPIAC/UFRJ, onde se publicou, mensalmente, assuntos relacionados à situação da infância e da juventude no Brasil e no mundo.
A gravidez na adolescência tem sido objeto de amplo debate, no Brasil e demais países latino-americanos. Pesquisadores e especialistas em políticas de saúde reprodutiva têm buscado compreender os condicionantes sociais que contribuem para a maternidade precoce.
- Category: Entrevistas
Muitos professores reclamam de falta de respeito e disciplina por parte de seus alunos. Em contraponto ao problema, o programa exibe um documentário que mostra algumas técnicas do livro Aula Nota 10, resultado de uma pesquisa norte-americana que apontou a importância do planejamento para garantir o bom desempenho.
- Category: DESidades
Com a 9ª edição da DESIDADES, que ora lançamos, celebramos o seu segundo ano de existência. Em dezembro de 2013, quando lançamos o primeiro número, vislumbramos o desafio de construir um veículo de divulgação científica, em duas línguas – português e espanhol – acerca da infância e da juventude latino-americanas. Vislumbramos, porque não se tinha ideia das dificuldades que teríamos que enfrentar.
O artigo pretende analisar a manifestação da violência na juventude, especialmente, em relação aos casos de conflito entre grupo de jovens.
Adolescência e errância apresenta um panorama da condição da adolescência no séc. XXI. Mais do que em qualquer outra época, o jovem de hoje participa das mudanças aceleradas pelas quais vem passando a sociedade.
A participação social e política dos jovens é analisada como categoria que emerge no âmbito dos processos individualizantes do capitalismo tardio e das condições de emergência do sujeito psicológico – autônomo, centrado – das sociedades modernas.