- Category: Capítulos de livros
Ao longo do segundo semestre de 2002, o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (Nipiac), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizou um trabalho de pesquisa e ação social clínica com cerca de 1900 jovens com idades entre 14 e 24 anos, de 19 comunidades pobres da região metropolitana do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.
Este artigo discute o cuidado na relação entre professoras, professores e estudantes, problematizando, a partir de autoras da teoria feminista, que a socialização de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres deva ser a finalidade principal da educação. Nas relações de cuidado se evidenciam a interdependência e a mutualidade – afetiva e cognitiva –, aspectos esses que perpassam as relações entre educadores e alunos na escola. As condições atuais de desvalorização da carreira docente e sua burocratização têm conduzido a uma objetificação das relações na escola, resultando em vínculos baseados na tutela e na disciplinarização, em detrimento do cuidado.
- Category: Artigos
O presente artigo propõe uma abordagem comparativa entre as noções de infância em Jean Piaget e de infantil em Sigmund Freud, tomando como conceitos básicos a noção de tempo e de moral em ambos os autores.
A III Jornada de Pesquisa e Intercâmbio do NIPIAC foi realizada no dia 13 de outubro de 2005, das 9:30 às 18:30hs, na Casa da Ciência – UFRJ Praia Vermelha. Nela foram abordados temas como “A psicanálise como instrumento de pesquisa em instituições” e “Projetos para a juventude e impacto social”, com a participação de docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e estudantes da graduação e pós-graduação.
- Category: Artigos
O artigo é fruto de uma pesquisa em andamento realizada na interface da psicanálise com a educação. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o enfrentamento das dificuldades vividas por educadores e alunos no que diz respeito à instituição escolar através de uma investigação sobre o “mal-estar na escolarização de crianças e adolescentes”.
- Category: DESidades
Neste momento assistimos a mais um episódio da cena política brasileira que, ao investir contra o pacto social acordado na Constituição Federal, cria factoides da realidade social cujos desdobramentos serão nefastos sobre a juventude e suas relações com a geração dos adultos.
Esther Maria de Magalhães Arantes *
- Category: Teses
Autor: Lis Albuquerque Melo Palavras-chave: participação de crianças, movimentos sociais, pesquisa com crianças, participação em movimento Referência completa: Melo, L. A. Processos de subjetivação na vida coletiva e nas lutas: a participação das crianças em movimento. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2018. Orientação: Lucia Rabello de Castro
Autor:
CLAUDIA CRISTINA NUNES EMIDIO GONÇALVES
Palavras-chave:
juventude, transição para a vida adulta, mercado de trabalho, inserção.
Referência completa:
GONÇALVES, CLAUDIA C. N. E. JUVENTUDE E TRABALHO: TENDÊNCIAS E
DESAFIOS NA TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA. Orientadora: Simone
Ouvinha Peres. Rio de Janeiro: UFRJ/CFCH/IP/EICOS, 2014. Dissertação (Mestrado
em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social).
Este trabalho é fruto da dissertação de mestrado intitulada Indiferença, o esquecimento do humano: um estudo sobre a importância dos ‘espaços de fala’ entre os jovens no contemporâneo, onde articulamos a questão da indiferença com a desestabilização em que se encontra o indivíduo contemporâneo, analisando seus efeitos na relação com o outro.