- Category: Artigos
Dans cet essai nous nous demandons si et comment le lieu universitaire, l’identité et les sociabilités étudiantes favorisent l’engagement politique des jeunes dans le Brésil contemporain. Dans un premier temps, nous discutons les contributions récentes sur les processus de subjectivation politique des jeunes Brésiliens et sur les possibilités dont ils disposent pour produire un projet de transformation sociale et politique. Dans un second temps nous analysons les entretiens que nous avons menés avec des étudiants engagés dans des collectifs ayant coupé les ponts avec le mouvement étudiant conventionnel.
Mudanças nas relações sociais nas últimas décadas tem gerado um impacto indisfarçável em todas as esferas da cultura. Fala-se em pós-modernidade (BAUMAN, 1998), queda das identificações patriarcais; perda do valor social atribuído à autoridade institucional e desautorização docente (ESTEVE, 1999; PEREIRA, 2012). Pretendemos discutir este impacto na docência, através da análise do que vem a ser conhecer em Vigotski, Wallon e Freud, bem como discutir a necessidade de (re)construção do fazer docente na perspectiva das mudanças vigentes.
- Category: Artigos
Neste artigo, propomos analisar os saberes e práticas incorporadas às memórias pessoais e sociais de dois depoentes que estiveram na Escola Normal de Campinas nas primeiras décadas do século XX. Com base nas associações feitas através dos depoimentos (ex-aluna e ex-professor), buscamos compreender as contradições e a especificidade dos mecanismos que produziram as memórias e a História da primeira escola pública de formação de professores em Campinas/SP.
- Category: Dissertações
Autora: Isa Kaplan Vieira Palavras-chave: escola, brincadeira, ação. Referência completa: Isa Kaplan Vieira. A brincadeira "fora de hora": afirmação, fruição e os impasses da ação de crianças na escola. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientadora: Lucia Rabello de Castro.
- Category: Artigos
Este texto apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa que buscou compreender a história da Escola Normal “Carlos Gomes” de Campinas (SP), pela via das memórias dos documentos publicados pela imprensa campineira acerca da importância da criação da primeira instituição pública para formar professores para as séries iniciais do ensino.
A palestra “O sofrimento psíquico na infância contemporânea” com o Prof Bernard Golse, psiquiatra infantil e psicanalista, chefe do Serviço de Psiquiatria Infanto-Juvenil do Hospital Necker-Enfants Malades em Paris e professor da Universidade Paris V., realizou-se no dia 01/06/2007, no Instituto de Psicologia da UFRJ – Praia Vermelha, sala 2, às 10hs, com tradução consecutiva de Diana Dadoorian, psicóloga do SPIA/IPUB e Doutora Univ. Paris VIII, e Roberta Simas, psiquiatra infantil, doutoranda Univ. Paris V.
- Category: Artigos
O objetivo deste artigo é analisar algumas questões vinculadas às práticas afetivo-sexuais do “ficar”, ficar “ficando” e namorar, assinalando diferenças entre elas. Seu referencial teórico são estudos de diferentes autores das ciências humanas e sociais que abordam essa temática.
- Category: Teses
Autor: Amana Rocha Mattos Palavras-chave: Juventude; Liberdade; Liberalismo; Psicologia do Desenvolvimento; Política Referência completa: Mattos, Amana Rocha Liberdade, um problema do nosso tempo: os sentidos da liberdade para os jovens no contemporâneo / Amana Rocha Mattos. Rio de Janeiro, 2011. 196 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2011. Orientador: Prof. Dr. Lucia Rabello de Castro.
O artigo aborda o debate sobre a ética na pesquisa em Ciências Humanas, mais particularmente na pesquisa com crianças e como as condições de interlocução do pesquisador com os sujeitos que participarão de sua pesquisa têm ocupado um papel central.
A instalação de um grande empreendimento de mineração transformou a dinâmica social e ambiental na região próxima à Conceição do Mato Dentro, interior de Minas Gerais. A proposta extrativista alterou profundamente as relações históricas entre sujeitos, comunidades e territórios. A partir de uma pesquisa de orientação etnográfica analisamos como os jovens se subjetivam frente aos deslocamentos provocados na região.