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A partir de quatro máximas consagradas pelo senso comum em relação à psicanálise, o artigo aborda a relação entre psicanálise educação. Levando em conta a concepção freudiana relativa à “educação impossível”, a idéia de inacabamento tanto em relação ao sujeito quanto à educação serve como guia para as autoras no sentido de dissolver a ilusão de que existiria um modelo ideal de ser humano mais maduro e acabado, e uma técnica mais perfeita para atingi-lo através da educação.

Henrique Caetano Nardi *
No Brasil, a intensidade das formulações homofóbicas e heterossexistas presentes nas escolas é alarmante. Estudo recente1 da UNESCO, envolvendo estudantes brasileiros do ensino fundamental, seus pais e professores, aponta para um alto grau de rejeição à homossexualidade na comunidade escolar. As conclusões da pesquisa afirmam que um terço de pais de alunos e um quarto dos próprios alunos não gostariam que homossexuais fossem colegas de escola de seus filhos (essa taxa de rejeição chega a 60% em alguns estados).

Adolescência e errância apresenta um panorama da condição da adolescência no séc. XXI. Mais do que em qualquer outra época, o jovem de hoje participa das mudanças aceleradas pelas quais vem passando a sociedade.

O artigo apresenta panorama do levantamento do conjunto de programas de iniciação científica focados no ensino médio no Brasil, em perspectiva qualitativa e contrastiva, sem pretender análise crítica.

Jailson de Souza e Silva *
A vida cotidiana nas favelas e periferias brasileiras é um mundo desconhecido para a grande maioria dos moradores da cidade que nelas não residem. Fascínio, preconceito e medo se entrelaçam nas falas dos moradores dos bairros formais ao tratarem dos habitantes desses espaços. E esse sentimento ainda é mais expressivo quando se fala dos jovens da periferia e da favela.

Neste artigo discutimos como as práticas e o campo da ação política podem ser um modo de subjetivação para os jovens na atualidade.

O artigo aborda o debate sobre a ética na pesquisa em Ciências Humanas, mais particularmente na pesquisa com crianças e como as condições de interlocução do pesquisador com os sujeitos que participarão de sua pesquisa têm ocupado um papel central.

O encontro aqui transcrito discute a temática da diferença geracional no tocante às heranças, dívidas e apostas da sociedade e da educação brasileira em relação às futuras gerações.

Autora: Marina Gomes Coelho de Souza Palavras-chave: Jovens, Projeto profissional, Futuro, Classes médias, Trabalho Referência completa: Souza, M.G.C.S. A construção do projeto profissional para jovens de classe média. Dissertação de Mestrado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2013. Orientação: Lucia Rabello de Castro

O estudo de casos será discutido como metodologia de pesquisa na articulação entre psicanálise e educação.