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O objetivo deste artigo é investigar o campo amoroso e o ordenamento das práticas afetivo-sexuais, particularmente, no Brasil da Belle Époque.

Autora: Tatiana Campos Fernandes Palavras-chave:  infância pobre; institucionalização; medicalização; judicialização. Referência completa: Tatiana Campos Fernandes. Entre leis e diagnósticos: a assistência à infância em situação de acolhimento institucional. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientadora: Lucia Rabello de Castro

Estudo comparativo das estratégias narrativas empreendidas por três dos principais jornais brasileiros, durante as campanhas eleitorais para presidente do Brasil de 1998, 2002 e 2006, com foco nas estratégias políticas adotadas pelos principais candidatos.

Muitos professores reclamam de falta de respeito e disciplina por parte de seus alunos. Em contraponto ao problema, o programa exibe um documentário que mostra algumas técnicas do livro Aula Nota 10, resultado de uma pesquisa norte-americana que apontou a importância do planejamento para garantir o bom desempenho.

O presente trabalho analisa as falas, os afetos, os sons e os ruídos, como formas de expressão das crianças ao habitarem e participarem do espaço escolar. Interessou-nos examinar como estes contornos sonoros e afetivos complementares ao discurso associam-se a modos de ação de alunos e alunas no seu envolvimento com a escola e suas demandas. A pesquisa de campo em onze escolas públicas, abarcando mais de 400 alunos e alunas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, foi realizada através de observação-participante e grupos de discussão.

Realizado pelo NIPIAC, a apresentação do filme “Ninguém Pode Saber” de Hirokazu Koreeda, seguida de debate, realizou-se no dia 28/05/2007, na UFRJ, às 9:30hs, no Instituto de Psicologia, sala 2.

Dos belos e casuais encontros que a vida nos proporciona! Durante a organização do I Congresso de Estudos da Infância (I CEI), Paula Mendonça de Menezes nos procurou com a proposta de exibir o documentário que co-dirigiu – Wappa: um olhar sobre a infância indígena Yudja1 – para aquele público interessado na infância e nas crianças. 

Em tempos de grandes mudanças históricas e sociais, com consequências nas práticas e no laço social, encontramo-nos, hoje, num constante processo de elaboração de nossa posição na vida e resposta ao outro.

No presente trabalho tecemos uma reflexão sobre uma possível contribuição freudiana à educação a partir da centralidade da noção de infantil. Concebendo o infantil como determinante na constituição do sujeito, Freud propõe um caminho ao educador que seria uma aproximação à sua própria infância.

O artigo é fruto de uma pesquisa em andamento realizada na interface da psicanálise com a educação. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o enfrentamento das dificuldades vividas por educadores e alunos no que diz respeito à instituição escolar através de uma investigação sobre o “mal-estar na escolarização de crianças e adolescentes”.