- Category: Livros
O futuro da infância: os impasses nas relações intergeracionais e das crianças com seus pares.
- Category: Teses
Autora: Beatriz Corsino Pérez Palavras-chave: Jovens, Reforma urbana, Identidade, Memória, Espacialidade, Subjetivação Referência completa: Pérez, B.C. Memórias e narrativas de jovens sobre o lugar: uma discussão sobre as intervençoes urbanas no Rio de Janeiro. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2014. Orientação: Lucia Rabello de Castro
- Category: Artigos
Esta investigación, impulsada por los testimonios de ex alunos, de una professora y referenciada por diversas fuentes documentales, tiene como objeto de estúdio la historia de la Escuela Mixta que existió en el barrio Felipão, en Campinas (Brasil), entre las décadas de 1920 y 1960.
- Category: DESidades
De um lado, o imaginário social fantasioso de que nada pode ser mais importante do que ser jovem; de outro, a condição real da juventude marcada por relações violentas e desumanizadas com os adultos.
- Category: Artigos
O artigo reflete sobre uma pesquisa educacional e tem como objetivos debater sobre questões curriculares da formação de professores, buscando resgatar memórias que têm sido tecidas na constituição de ser professor.
- Category: Artigos
Este artigo analisa duas diferentes tentativas de compreender os efeitos da dominação sobre a subjetividade e os caminhos tortuosos pelos quais se busca a emancipação.
O artigo articula psicanálise e educação. Acompanha os inícios desse processo, com Freud, que resultaram na abertura de uma área de interesse, atualmente consolidada.
- Category: Artigos
Este artigo visa problematizar o conceito de cidadania entendido como conjunto de direitos e discutir os efeitos da vigência de uma razão desenvolvimentista nesta concepção para a participação de crianças e jovens.
- Category: Teses
Autora: Conceição Firmina Seixas Silva Palavras-chave: Jovens universitários, Movimento estudantil, Ação coletiva, Participação política Referência completa: Silva, C. F. S. S. A ação coletiva de jovens estudantes universitários e suas formas de organização na universidade e na sociedade. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2014. Orientação: Lucia Rabello de Castro
Trata-se de uma obra voltada para a reflexão sobre a formação em ciência e tecnologia no Ensino Médio, dirigida para oferecer subsídios para a análise crítica de políticas públicas voltadas para os jovens e fortalecer iniciativas de pesquisa.