Tendo como fundamentação teórica estudos e pesquisas das ciências humanas e sociais, e campo empírico, entrevistas com jovens de 13 a 27 anos de idade, os objetivos deste livro são analisar o “ficar” como um código de relacionamento que surgiu no início da década de 1980; definir e mapear os princípios, a prática, o território, os “ficantes”, e os usos que são feitos dele.
A partir da leitura dos capítulos deste livro emerge uma visão contemporânea e compreensiva das circunstâncias da juventude brasileira em suas respectivas comunidades.
- Category: Artigos
O Observatório da Infância e da Adolescência se constituiu em um espaço interativo virtual promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas – NUPIAC/UFRJ, onde se publicou, mensalmente, assuntos relacionados à situação da infância e da juventude no Brasil e no mundo.
Neste artigo, buscamos analisar os sentidos de oportunidade que jovens pobres cariocas atribuem à escola e compreender se, para estes jovens, a escola e a escolarização possuem um valor no agora e/ ou no depois imaginado.
- Category: Vídeos
Vídeo criado para o encontro "Diálogos Universidade-Escola: Qual participação estudantil nós queremos?", onde professores, coordenadores, orientadores e diretores de escolas discutiram os resultados preliminares do projeto "Subjetivação política na infância e adolescência contemporâneas e contextos institucionais – A democracia nas escolas".
- Category: Artigos
A criação da Universidade Federal do Cariri, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, propiciou uma mudança no cenário universitário do interior do estado. Inicialmente ligada à Universidade Federal do Ceará, o campus atendia à ação de expansão do sistema federal de educação superior.
Brincar é uma atividade tão corriqueira na infância que sua teorização resvala em certa obviedade. Todos podem testemunhar, cotidianamente, a necessidade que a criança tem de brincar e os avanços socioculturais que ela demonstra, quando tem seu tempo de fantasiar e brincar respeitado e potencializado. Um olhar mais atento à estrutura do brincar deixa a descoberto o processo da construção da subjetividade da criança, suas relações com o Outro da cultura de seu tempo histórico e a construção do objeto com o qual se produz um embate. Como a análise do brincar pode auxiliar na compreensão dos limites necessários ao fomento da subjetividade e da socialização na infância? É o que pretendemos discutir neste artigo.
- Category: DESidades
De 2006 a 2014, em nome da guerra contra o crime organizado, 45 mil pessoas foram mortas no México, a imensa maioria das vítimas sendo jovens do sexo masculino. No Uruguai, para um adulto pobre, existem sete a oito crianças ou jovens pobres, os primeiros a serem afetados nas crises econômicas nacionais e internacionais, e os últimos a se beneficiarem em caso de fortalecimento econômico.
- Category: Artigos
O presente texto tem como objetivo introduzir uma reflexão acerca da complexidade do real, segundo o sociólogo contemporâneo Edgar Morin. O artigo propõe sublinhar os princípios que servem de aportes para a discussão paradigmática que se faz relevante na atualidade.
- Category: Teses
Autora: Beatriz Corsino Pérez Palavras-chave: Jovens, Reforma urbana, Identidade, Memória, Espacialidade, Subjetivação Referência completa: Pérez, B.C. Memórias e narrativas de jovens sobre o lugar: uma discussão sobre as intervençoes urbanas no Rio de Janeiro. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2014. Orientação: Lucia Rabello de Castro