A produção e difusão de informações políticas devem ser incluídas nas prioridades dos atores políticos? Quais as vantagens para a democracia trazidas pela participação ativa das instituições no mercado informacional?
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Esta investigación, impulsada por los testimonios de ex alunos, de una professora y referenciada por diversas fuentes documentales, tiene como objeto de estúdio la historia de la Escuela Mixta que existió en el barrio Felipão, en Campinas (Brasil), entre las décadas de 1920 y 1960.
Subjetivação Pública ou Socialização Política? Sobre as articulações entre o "político" e a infância
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A partir da problematização do conceito de socialização política, e tendo em vista as novas posições sociais das crianças como sujeitos de fala e de direitos, o objetivo deste artigo consistiu em discutir a emergência do político nas relações intergeracionais como espaços situados nas disputas geracionais decorrentes do crescente mal-estar contido nas relações de transmissão educacional.
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Este capítulo trata de um trabalho desenvolvido a partir do Programa SBPC Vai à Escola, o qual foi criado e realizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – seção Regional do Rio de Janeiro.
Este livro vem trazer ao público brasileiro uma coleção de textos de, Ashis Nandy, um dos maiores pensadores indianos da atualidade em obra lançada pela primeira vez no Brasil.
O artigo aborda a operação da adolescência em contextos que possibilitam a subversão discursiva e o questionamento do lugar de mestria no laço social.
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Frequentemente as injustiças se disfarçam na trama social, quando é mais difícil se dar conta de algumas situações injustas que clamam por mudanças na sociedade. O processo de “familialização” das crianças e jovens, termo usado para descrever a invisibilidade destes atores na dinâmica social a não ser pela ótica de seu pertencimento familiar, determina também a “familialização” das responsabilidades e de uma ética de cuidado em relação à população de crianças e jovens.
- Category: Capítulos de livros
Ao longo do segundo semestre de 2002, o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (Nipiac), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizou um trabalho de pesquisa e ação social clínica com cerca de 1900 jovens com idades entre 14 e 24 anos, de 19 comunidades pobres da região metropolitana do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.
O presente artigo analisa as possibilidades de produção do comum na escola pelas crianças. A escola tem favorecido o desenvolvimento de individualidades centradas em objetivos de auto-realização pessoal e desempenho individual e competitivo. Para além destas identificações que promovem os interesses pessoais e a própria sobrevivência, a convivência com os outros na escola coloca desafios e demandas que possibilitam às crianças se mobilizarem na produção coletiva de sentidos e ações, espaços e territórios. Neste trabalho, a questão do recreio se torna o dispositivo pelo qual as crianças instituem pontos de vista singulares que refletem, ainda que de forma efêmera, pontual e transitória, seu lugar geracional distinto na escola.
V JUBRA – Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira com o tema “Territórios Interculturais de Juventude” foi realizado nos dias 4 a 6 de setembro de 2012, no Recife, no campus da UFPE, com a participação de docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, agentes comunitários e jovens.