JA Wall - шаблон joomla Форекс

Autor: Suzana Santos Libardi Palavras-chave: infância; proteção da infância; relações intergeracionais Referência completa: Libardi, S. S. A proteção da infância e as relações intergeracionais a partir da perspectiva dos adultos. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2016. Orientação: Lucia Rabello de Castro

O texto apresenta reflexões acerca de uma pesquisa desenvolvida nos anos de 2008 a 2010, com sessenta jovens do curso de formação de professores, dos segundos e terceiros anos do ensino médio normal do Estado do Rio de Janeiro.

O artigo propõe suscitar uma reflexão acerca da infância em seus processos intrínsecos, como o brincar, o fantasiar e o estabelecimento da linguagem enquanto possibilitadores da experiência de aprendizagem necessária à emergência do sujeito.

Nestas notas trataremos das atuais condições do laço social e suas repercussões no campo educacional, sobretudo no impacto destas últimas nas relações transferenciais, estabelecidas pelos alunos em direção aos professores. As relações entre o conceito de inconsciente político e transferência estão aqui contempladas na discussão das relações entre as relações entre alunos e professores.

O artigo aborda as Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD) discutido a partir da legislação brasileira e das definições estabelecidas por especialistas.

A apresentação ordenada e harmonizada dos resultados de um projeto nacional de pesquisa como este, que dá origem à presente publicação, não permite entrever uma certa acidentalidade do seu surgimento, assim como as turbulências que sacudiram o caminho percorrido até aqui.

Este artigo investiga a configuração do currículo no curso de formação de professores em nível médio, em uma escola pública estadual. Os dados foram coletados em 2010, 2011 e 2012, por meio de questionários e entrevistas, com 52 jovens.

Autor: Karima Oliva Bello Palavras-chave: atualização do modelo econômico cubano, juventudes,
desvantagens socioeconômicas, dinâmicas com potencial de vulnerabilização, modos de subjetivação Referência completa: Bello, S. D. O. Vulnerabilização e trajetórias de jovens em desvantagem socioeconômica: um estudo do impacto das transformações da sociedade cubana atual. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2017. Orientação: Lucia Rabello de Castro

O artigo objetiva desvelar a presença da ideia do aborto como elemento no âmbito das reflexões dos jovens sobre uma gravidez na adolescência. Analisam-se dados de entrevistas semi-estruturadas com 123 jovens de 18 a 24 anos de ambos os sexos, moradores de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador, Brasil, pertencentes a distintos estratos sociais.

Esta investigación, impulsada por los testimonios de ex alunos, de una professora y referenciada por diversas fuentes documentales, tiene como objeto de estúdio la historia de la Escuela Mixta que existió en el barrio Felipão, en Campinas (Brasil), entre las décadas de 1920 y 1960.