Vozes de crianças e adolescentes: o que dizem da escola?

O artigo aborda a importância das pesquisas com crianças e adolescentes, nas quais se preconiza o olhar para esses como sujeitos, e não como seres em formação, apresentando uma análise de parte do material de uma pesquisa-intervenção realizada em um setor de saúde mental infanto-juvenil que recebe um grande número de encaminhamentos vindos da escola.

Parte da construção histórica dos conceitos de infância e escola, para compreender melhor o panorama atual em que se dá a relação entre ambos. Em seguida, pautando-se em pressupostos teóricos da psicanálise, apresenta algumas falas de crianças e de adolescentes recolhidas durante a pesquisa-intervenção, que expressam suas experiências na escola, levantando questionamentos sobre os ideais e as demandas sociais que norteiam o funcionamento escolar.

Autores:

Cristiana Carneiro, Luciana Gageiro Coutinho e Larissa Magalhães Salgueiro

Palavras-chave: Infância, adolescência, escola.

Referência completa: CARNEIRO, C.; COUTINHO, L. G.; MAGALHÃES, L. Vozes de crianças e adolescentes: o que dizem da escola?. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, v. 22, p. 185-193, 2018.