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Com o objetivo de refletir sobre o resultado das eleições presidenciais de 2014 e sobre as vontades políticas dos eleitores.

Esta epígrafe nos sugere que no estudo das campanhas eleitorais podemos encontrar as razões que levam os eleitores a escolher ou rejeitar candidatos, tendo como referência o estado geral de uma sociedade, tal como as campanhas o interpretam e apresentam para o público eleitor. As campanhas dialogam com o eleitor com o objetivo de persuadi-lo a votar em determinado candidato e a rejeitar seus adversários. Nesse sentido, a explicação de um resultado eleitoral passa, necessariamente, pela análise do debate que as campanhas travam entre si.

O estudo ora apresentado tem como foco principal a análise das estratégias narrativas da mídia impressa durante períodos de campanha eleitoral, e segue uma linha de pesquisa com a qual venho trabalhando desde a minha dissertação de mestrado.

As eleições de 1996 para as prefeituras brasileiras trouxeram uma novidade em termos de campanha na televisão: a introdução como propaganda eleitoral gratuita, além dos programas tradicionais veiculados duas vezes por dia, de inserções publicitárias de 30 e 60 segundos ao longo da programação normal das emissoras.

A produção e difusão de informações políticas devem ser incluídas nas prioridades dos atores políticos? Quais as vantagens para a democracia trazidas pela participação ativa das instituições no mercado informacional?

Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo preliminar sobre os efeitos de variáveis midiáticas no processo de decisão do voto dos brasileiros para a eleição presidencial de 2010.

Com esta publicação divulgamos os resultados da pesquisa Entre a informação e o voto: análise da propaganda eleitoral gratuita para prefeito de Goiânia em 2008.

A questão do impacto das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs), em geral, e da internet em particular, nas sociedades contemporâneas tem dado ensejo a uma ampla gama de pesquisas nos mais variados campos do conhecimento humano. Antropólogos, cientistas políticos, sociólogos, além de pesquisadores de outras áreas do conhecimento, têm se debruçado sistematicamente sobre o assunto, procurando apreender as novas tecnologias digitais e a internet como um agente causador de mudanças ocorridas em diferentes níveis das modernas formas de sociabilidade e de expressão cultural.

Estudo comparativo das estratégias narrativas empreendidas por três dos principais jornais brasileiros, durante as campanhas eleitorais para presidente do Brasil de 1998, 2002 e 2006, com foco nas estratégias políticas adotadas pelos principais candidatos.

"A violência contra jovens no Brasil: com a participação do Estado?" é uma entrevista de Heloisa Dias Bezerra com o Dijaci David de Oliveira.