JA Wall - шаблон joomla Форекс

Este texto tem como objetivo refletir sobre a Arte na Educação Infantil, entendendo que as diferentes linguagens da Arte representam um dispositivo para uma aprendizagem totalizadora/integradora que possibilite um desenvolvimento não fragmentado do conhecimento e da criança ao potencializar os seus canais criativos.

Este texto apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa que buscou compreender a história da Escola Normal “Carlos Gomes” de Campinas (SP), pela via das memórias dos documentos publicados pela imprensa campineira acerca da importância da criação da primeira instituição pública para formar professores para as séries iniciais do ensino.

Neste artigo, propomos analisar os saberes e práticas incorporadas às memórias pessoais e sociais de dois depoentes que estiveram na Escola Normal de Campinas nas primeiras décadas do século XX. Com base nas associações feitas através dos depoimentos (ex-aluna e ex-professor), buscamos compreender as contradições e a especificidade dos mecanismos que produziram as memórias e a História da primeira escola pública de formação de professores em Campinas/SP.

O presente texto tem como objetivo introduzir uma reflexão acerca da complexidade do real, segundo o sociólogo contemporâneo Edgar Morin. O artigo propõe sublinhar os princípios que servem de aportes para a discussão paradigmática que se faz relevante na atualidade.

O artigo reflete sobre uma pesquisa educacional e tem como objetivos debater sobre questões curriculares da formação de professores, buscando resgatar memórias que têm sido tecidas na constituição de ser professor.

Este artigo discute questões relativas à formação de professores, com ênfase na formação continuada, a partir da análise das Metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024, anexo à Lei 13005/14, evidenciando a influência da LDB 9.394/96, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena e da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores.

Esta investigación, impulsada por los testimonios de ex alunos, de una professora y referenciada por diversas fuentes documentales, tiene como objeto de estúdio la historia de la Escuela Mixta que existió en el barrio Felipão, en Campinas (Brasil), entre las décadas de 1920 y 1960.

Este artigo investiga a configuração do currículo no curso de formação de professores em nível médio, em uma escola pública estadual. Os dados foram coletados em 2010, 2011 e 2012, por meio de questionários e entrevistas, com 52 jovens.

O texto apresenta reflexões acerca de uma pesquisa desenvolvida nos anos de 2008 a 2010, com sessenta jovens do curso de formação de professores, dos segundos e terceiros anos do ensino médio normal do Estado do Rio de Janeiro.

Discute a formação inicial de jovens do curso de pedagogia a partir dos dados das observações dos estudantes no estágio docente. Explora-se as atividades desenvolvidas nas disciplinas de Prática de Ensino dos anos iniciais e na disciplina Política e Administração Educacional.