Crianças e Jovens no mundo hoje

Vídeo criado para o encontro "Diálogos Universidade-Escola: Qual participação estudantil nós queremos?", onde professores, coordenadores, orientadores e diretores de escolas discutiram os resultados preliminares do projeto "Subjetivação política na infância e adolescência contemporâneas e contextos institucionais – A democracia nas escolas".

O projeto, que foi desenvolvido em 2007 e 2008 pelo Nipiac, com apoio da FAPERJ, em mais de 70 instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro, junto a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de escolas particulares e públicas, estaduais e municipais, visou mapear e compreender as formas de participação e ação de crianças e jovens nos processos de construção do espaço escolar. Produzido a partir da filmografia do próprio Núcleo de Pesquisa, o vídeo buscou traduzir, por meio da costura dos quadros fílmicos eleitos e trilha sonora especifica, diversas situações e imagens concernentes aos conflitos, dramas e humor de crianças e jovens em seus espaços privados e coletivos e em seus diversos embates do dia a dia.

Coordenação Geral: Lucia Rabello de Castro
Criação, produção e supervisão: Sonia Borges Cardoso de Oliveira
Montagem e Edição: Katherine Chediak
Equipe de Criação: Carlos Vinícius R. Almada
Katherine Chediak
Luana Timbó Martins
Renata A. P. Monteiro
Sônia Borges Cardoso de Oliveira
Agradecimentos: Ilha de edição PUC- Rio
Felipe Bastos Gonçalves
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Instituto de Psicologia, UFRJ
Apoio: FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Realização: NIPIAC – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas
Referência completa: “Crianças e Jovens no mundo hoje”, vídeo didático, realizado pelo NIPIAC, criado para o encontro "Diálogos Universidade-Escola: Qual participação estudantil nós queremos?”, 2009.