De um outro ponto de vista... a Escola

O vídeo é resultado da parceria do NIPIAC com o colégio Instituto de Educação Governador Roberto da Silveira, localizado no município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro, onde foram realizados encontros com alunos do quarto ano do ensino fundamental, durante os anos de 2006 e 2007, na modalidade pesquisa-intervenção.

Se queria entender como as crianças se unem em 'prol' de ações coletivas, como se organizam e como entendem seu lugar e sua participação no espaço escolar. Na avaliação do trabalho pelas crianças, elas colocaram a importância de que apresentassem o que realizaram para a direção e outras turmas da escola. Este evento foi filmado como possibilidade de registro para pesquisa, como também registro documental para os envolvidos. Desse modo, o vídeo comportou esse momento de avaliação demandado pelas crianças, a apresentação dos alunos para os colegas, professores e direção, como também registro fotográfico do processo do trabalho. A direção da escola solicitou o vídeo para utilizá-lo para discussão com os professores. As crianças envolvidas também solicitaram poder ver o vídeo. Cremos assim, que o processo de pesquisa iniciado permanece aberto a tais demandas, e é constituído por ele, na medida em que os ‘produtos’ gerados ao longo da pesquisa-intervenção re-alimentam continuamente os processos de re-significação e ação dos agentes individuais e coletivos. O vídeo integra o projeto de pesquisa Subjetivação Política na Infância e Adolescência Contemporâneas e Contextos Institucionais- A Democracia nas escolas – Subprojeto: “Falatório".

Coordenação Geral: Lucia Rabello de Castro
Supervisão: Sonia Borges Cardoso de Oliveira
Roteiro: Juliana Póvoa
Maria Auxiliadora
Narração: Juliana Póvoa
Edição: Marcos Paulo Medeiros
Agradecimentos: Instituto Educação Governador Roberto Silveira
Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Instituo de Psicologia UFRJ
Apoio: FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Referência completa: “De um outro ponto de vista...a Escola”, vídeo didático, realizado pelo NIPIAC, no âmbito do Projeto ‘A democracia nas escolas’, 2007.