Habilidades em Carreiras Técnicas e Indicadores de Superdotação

O registro da presença de alunos com Altas Habilidades ou Superdotação (AH ou SD) tem ocorrido timidamente no ensino técnico e profissionalizante, pela dificuldade de compreender o conceito e seus indicadores. Este trabalho buscou identificar, analisar e sistematizar aspectos indicativos de superdotação em carreiras técnicas. O campo da pesquisa situou-se em escolas técnicas e a população alvo foi o professor.

O trabalho seguiu as concepções de AH ou SD da legislação Brasileira de Educação Especial, com o conceito de inteligência e potencialidades. A metodologia utilizada foi a qualiquantitativa, pesquisa-ação. Os resultados apontaram para indicadores que facilitam a identificação de características presentes nos alunos com habilidades acima da média nesta modalidade de ensino.

Autora: Lucia de Mello e Souza Lehmann e Claudiane Figueiredo Ribeiro
Palavras-chave: Ensino técnico e profissionalizante, altas habilidades, superdotação
Referência completa: LEHMANN, Lúcia de Mello e Souza; RIBEIRO, C. F. Habilidades em Carreiras Técnicas e Indicadores de Superdotação. REVISTALEPH, v. 28, p. 284-293, 2017.