Estudos da infância: diálogos contemporâneos

Estamos diante de um cenário nada aprazível. Depois de um golpe, que levou ao processo de impeachment da presidenta Dilma Rouseff, temos vivenciado um cenário de grave crise política e econômica marcada por significativos cortes e suspensões em diversas áreas, que afetaram sobretudo a educação. Esse processo atingiu de modo categórico e terrível à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) que vem sendo desprezada pelos atuais governos e, por isso, enfrenta uma situação de precariedade nunca vista em sua história.

Mesmo em condições adversas, nós, do Departamento de Estudos da Infância (DEDI), seguimos resistindo e nos propusemos a organizar, em agosto de 2017, o I Congresso de Estudos da Infância1 (CEI), pois trabalhamos por uma educação pública, democrática e popular – marca da UERJ, uma das universidades pioneira no ensino noturno e na política de cotas no Brasil. E, mesmo em tempo de não normalidade, consideramos imprescindível a continuidade de um intercâmbio científico multidisciplinar e interdisciplinar a respeito da infância e das crianças. Dentro desse contexto, entendemos que o CEI representa uma forma de resistência e de luta pela universidade.

Autores: Beatriz Fabiana Olarieta; Conceição Firmina Seixas Silva; Lisandra Ogg Gomes; Rita Marisa Ribes Pereira
Palavras-chave: estudos da infância; educação
Referência completa: OLARIETA, B. F.; GOMES, L. O.; SILVA, C. F. S.; PEREIRA, R. M. R. estudos da infância: diálogos contemporâneos. CHILDHOOD & PHILOSPHY, v. 14, p. 5-10, 2018.