Criação da escola de formação de professores: Imprensa e afirmação de uma cultura escolar

Este texto apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa que buscou compreender a história da Escola Normal “Carlos Gomes” de Campinas (SP), pela via das memórias dos documentos publicados pela imprensa campineira acerca da importância da criação da primeira instituição pública para formar professores para as séries iniciais do ensino.

Os desdobramentos da correlação de forças estabelecida, nos tempos de 1901 a 1903, envolvendo políticos e intelectuais, foram registrados nos jornais campineiros na tentativa de se dar a conhecer, na escritura feita, não somente as normas institucionais e burocráticas que permearam os embates para a implementação da escola, como também os símbolos, valores e a pedagogia moral e cívica que acompanharam os movimentos pela expansão da educação. Busca-se analisar as relações entre imprensa e sociedade no processo de criação dessa escola, cujo modelo e tradição funcionaram como expressão da lógica de um Estado provedor, que consolida o direito de assegurar à população a expansão do ensino na cidade.

Autores:

Leny Cristina Soares Souza Azevedo

Ana Regina Pinheiro

Palavras-chave:

memória; escola; imprensa campineira; formação de professores; cultura escolar.

Referência completa: AZEVEDO, L. C. S. S.; PINHEIRO, A. R. . Criação da Escola de Formação de Professores: Imprensa e afirmação de uma cultura escolar (Campinas, 1901-1903). Cadernos CEDES (Impresso), v. 31, p. 17-33, 2011.