O cuidado na relação professor-aluno e sua potencialidade política

Este artigo discute o cuidado na relação entre professoras, professores e estudantes, problematizando, a partir de autoras da teoria feminista, que a socialização de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres deva ser a finalidade principal da educação. Nas relações de cuidado se evidenciam a interdependência e a mutualidade – afetiva e cognitiva –, aspectos esses que perpassam as relações entre educadores e alunos na escola. As condições atuais de desvalorização da carreira docente e sua burocratização têm conduzido a uma objetificação das relações na escola, resultando em vínculos baseados na tutela e na disciplinarização, em detrimento do cuidado.

Por fim, discutimos a potencialidade política do cuidado, ao permitir que professoras, professores e alunos se vejam como mutuamente dependentes. Entendemos que a ação política pode surgir da condição de dependência e do sentimento de responsabilização que se produzem a partir de experiências domésticas e familiares, e não em detrimento das mesmas.

Autores:

Amana Rocha Mattos; Beatriz Corsino Pérez; Carlos Vinícius Ribeiro Almada; Lucia Rabello de Castro

Palavras-chave: cuidado; educação; psicologia; política

Referência completa: MATTOS, AMANA ROCHA ; PÉREZ, BEATRIZ CORSINO ; ALMADA, CARLOS VINÍCIUS RIBEIRO ; CASTRO, LUCIA RABELLO DE . O cuidado na relação professor-aluno e sua potencialidade política. Estudos de Psicologia (UFRN), v. 18, p. 369-377, 2013.