Psicanálise e educação: do barulho à batucada

O artigo parte de uma recapitulação dos principais comentários feitos por Freud relativos à educação e prossegue acompanhando alguns trabalhos contemporâneos sobre o tema, nos quais os laços entre os dois campos – psicanálise e educação – são refeitos.

Em seguida, o artigo apresenta um panorama de renovação que o pensamento de Winnicott nos oferece quanto a esta questão – tomando como eixo as noções de criatividade, espaço potencial e o brincar – e prossegue com breve relato de uma experiência de intervenção em uma escola, segundo a ótica da psicanálise. Nesta experiência, pode-se ter o vislumbre de um trabalho favorecedor de transformação nas potencialidades dos participantes da cena escolar em um espaço de encontro possível entre psicanálise e educação.

Autora: Maria Regina Maciel
Palavras-chave: Psicanálise, Educação, Repressão, Criatividade, Experiência
Referência completa: MACIEL, M. R. Psicanálise e educação: do barulho à batucada. Cadernos de Psicanálise (Círculo Psicanalítico/RJ), v. 35, p. 169-181, jan./jun. 2013. Disponível em: http://www.cprj.com.br/imagenscadernos/caderno28_pdf/15.pdf