O presente artigo consiste no relato e análise de uma experiência realizada no projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro intitulado Palavras de Pais, e visa refletir sobre as possíveis relações entre a teoria e a prática na formação de professores.

Descreve como, a partir de um contato direto com grupos de pais na escola, o olhar do futuro professor rediscute e redimensiona concepções de parentalidade. O enlace da psicanálise e educação se dá pela possibilidade de valorizar os pais a partir de suas subjetividades, o que potencializa sua importância enquanto sujeitos, modificando a forma como os futuros professores compreendem a participação deles na escola. Pretende, ainda, oferecer possibilidade de distanciamento do presente através da palavra. Por fim, destaca a trajetória da experiência vivida como narrativa compartilhável e como baliza para articular teoria e prática.

Autores: Cristiana Carneiro
Camila Barbalho
Marcelle Santos de Carvalho
Carlos Eduardo Oliva
Palavras-chave: Formação de professores, Psicanálise, Educação.
Referência completa: CARNEIRO, C.; BARBALHO, C.; CARVALHO, M. S.; OLIVA, C. E. Entrelaçamentos teórico-práticos na formação de professores: uma experiência da psicanalise na educação. Aleph (UFF. Online), n. 22, p. 212-225, dez./2014. Disponível em: revistaleph.uff.br/index.php/REVISTALEPH/article/download/94/87