Pesquisa - intervenção, subjetivação e construção de saber

A pesquisa-intervenção parte da premissa básica de que os sujeitos se constituem no âmbito das práticas de significação, sempre numa situação partilhada com outros, sejam adultos ou outras crianças.

Nesse sentido, a palavra ou qualquer ação do pesquisador vai se realizar na interlocução continuada com os sujeitos através da construção de sentidos para as situações vividas. No presente artigo apresentamos dois breves relatos de pesquisa-intervenção em escolas da rede pública do Rio de Janeiro, sustentadas pelo método da “Conversação”. A primeira diz respeito a um trabalho feito com adolescentes do 8º e 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. A segunda experiência trabalha com pais de crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e visa, através da conversação, abrir um espaço de participação efetiva dos pais dentro da escola.

Autores: Cristiana Carneiro
Luciana Gageiro Coutinho
Palavras-chave: Pesquisa-intervenção, Subjetividade, Psicanálise, Educação
Referência completa: CARNEIRO, C.; COUTINHO, L. Pesquisa intervenção, subjetivação e construção de saber. In: NICOLACI-DA-COSTA, A. M.; ROMÃO-DIAS, D. (orgs). Qualidade faz diferença: métodos qualitativos para a pesquisa em psicologia e áreas afins. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2013. p.121-142