O Grupo de Estudos em Infâncias Brasileiras tem a alegria de divulgar nossa primeira ação juntas! Após meses de trabalho e espera estamos ansiosas para receber as inscrições de todas as pessoas interessadas no Curso de Extensão da UFRJ "A participação de crianças e adolescentes na contemporaneidade: desafios e possibilidades".
O projeto de extensão ‘Combin-AÇÃO’ dá sequencia ao projeto anterior ‘FALATÓRIO’, ampliando o escopo de atuação e convocação de modo a trazer os adultos no diálogo com as crianças. Assim, os atores crianças são convidados a falar sobre o quê fazem coletivamente na busca de estabelecer “comuns” entre eles; mas também imaginar o quê os adultos teriam, ou deveriam, estabelecer como “comuns” entre eles.
A revista eletrônica de divulgação científica, DESIDADES, pretende ser um dispositivo que: 1) Divulgue junto ao público mais amplo a produção científica de docentes, pesquisadores e pós graduandos relativa às questões atuais da infância e juventude no país, e no âmbito dos países da América Latina; 2) Articule, em rede, pesquisadores dos países latino-americanos em torno das questões da infância e juventude na agenda pública.
Este projeto se constitui a partir de uma parceria entre o NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas), as Faculdades de Educação da UFRJ e da UFF e o Instituto de Psiquiatria da UFRJ, mais especificamente o SPIA, Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência.
Parceria entre o NIPIAC, as Faculdades de Educação da UFRJ e da UFF e o SPIA, Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência - IPUB-UFRJ. Visa cooperar na formação de professores, refletindo sobre o mal-estar na escolarização de crianças através de uma perspectiva interdisciplinar.
A partir da categoria infância e na interlocução entre educação e psicanálise, interessa-nos problematizar o campo da subjetivação e do entre quem ocupa o lugar de ensinar e aquele que ocupa o lugar de aprender.
O presente projeto consiste em um estudo longitudinal de casos de crianças e adolescentes encaminhadas ao SPIA/IPUB pela escola com queixas de “dificuldades de aprendizagem” e/ou “agitação”.
O presente projeto consiste em um estudo longitudinal de casos de crianças e adolescentes encaminhadas ao SPIA/IPUB pela escola com queixas de “dificuldades de aprendizagem” e/ou “agitação”.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral construir linhas e problemáticas de investigação que articulem os processos de globalização e a (des-) (re-)articulação de padrões culturais locais de convivência na vida das crianças e jovens promovendo novos modos de subjetivação, identificações coletivas e individuais e relações sociais.