- Category: Teses
Autor: Suzana Santos Libardi Palavras-chave: infância; proteção da infância; relações intergeracionais Referência completa: Libardi, S. S. A proteção da infância e as relações intergeracionais a partir da perspectiva dos adultos. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2016. Orientação: Lucia Rabello de Castro
O estudo de casos será discutido como metodologia de pesquisa na articulação entre psicanálise e educação.
A Jornada Comemorativa dos 10 Anos do NIPIAC com mesas-redondas sobre “Juventudes” e “Pesquisa-intervenção”, e Mostra dos Trabalhos do NIPIAC foi realizada no dia 16 de setembro de 2008, no Salão Moniz Aragão, no Fórum Ciência e Cultura da UFRJ – Praia Vermelha. Docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e estudantes de pós-graduação e graduação estiveram presentes na Jornada.
- Category: DESidades
Nesta 15ª edição muito nos leva à infância – à convivência das crianças no espaço escolar e às interrogações sobre a produção de sentidos que nele se estabelece. Ainda que distintos em suas abordagens, os textos confluem no sentido de trazer à vista a importância da expressividade do viver na mobilidade dos corpos e das ações em sua relação com o ambiente. Embora distante da temática escolar, mas ainda em consonância à importância do ‘estar vivo’, o segundo artigo é abordado a partir de uma falha ambiental inegociável: a desigualdade, refletida na desnutrição e pobreza da infância maia guatemalteca.
Dos belos e casuais encontros que a vida nos proporciona! Durante a organização do I Congresso de Estudos da Infância (I CEI), Paula Mendonça de Menezes nos procurou com a proposta de exibir o documentário que co-dirigiu – Wappa: um olhar sobre a infância indígena Yudja1 – para aquele público interessado na infância e nas crianças.
V JUBRA – Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira com o tema “Territórios Interculturais de Juventude” foi realizado nos dias 4 a 6 de setembro de 2012, no Recife, no campus da UFPE, com a participação de docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, agentes comunitários e jovens.
O artigo é fruto de uma pesquisa realizada na interface entre a psicanálise e a educação cuja proposta é investigar e intervir sobre a relação do adolescente com a escola hoje.
- Category: Teses
Autor:
Karima Oliva Bello
Palavras-chave:
atualização do modelo econômico cubano, juventudes,
desvantagens socioeconômicas, dinâmicas com potencial de vulnerabilização, modos de subjetivação
Referência completa:
Bello, S. D. O. Vulnerabilização e trajetórias de jovens em desvantagem socioeconômica: um estudo do impacto das transformações da sociedade cubana atual. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2017. Orientação: Lucia Rabello de Castro
O artigo parte de uma recapitulação dos principais comentários feitos por Freud relativos à educação e prossegue acompanhando alguns trabalhos contemporâneos sobre o tema, nos quais os laços entre os dois campos – psicanálise e educação – são refeitos.
O presente trabalho discute a construção da alteridade entendida como uma elaboração permanente da posição do sujeito ante as demandas de subjetivação contemporâneas.