JA Wall - шаблон joomla Форекс

Autor: Maria Carmen Euler Torres Palavras-chave: crise de autoridade; relação professor-aluno; relações de autoridade na escola. Referência completa: Torres, Maria Carmen Euler. A crise de autoridade no contemporâneo e suas repercussões na escola/ Maria Carmen Euler Torres. Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Psicologia, 2009, 255p. Tese – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, 2009. Orientadora: Lucia Rabello de Castro.

Esta ata se refere à Assembleia da REDEJUBRA convocada pela Comissão Organizadora Local do VI JUBRA, Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, ocorrida em 11 de setembro de 2015, no Auditório Vera Janacopulos, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

A gravidez na adolescência tem sido objeto de amplo debate, no Brasil e demais países latino-americanos. Pesquisadores e especialistas em políticas de saúde reprodutiva têm buscado compreender os condicionantes sociais que contribuem para a maternidade precoce. 

Monica Lavoyer Escudeiro *
Há quase vinte anos, acompanho estarrecida a crescente marcha da nova frenologia dos distúrbios mentais. Especificamente, o desenvolvimento do que parte dos psiquiatras e neuropsicólogos denominam de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH. Nos EUA, cerca de 1,5 milhão de crianças diagnosticadas com TDAH estavam sendo tratadas com psicoestimulantes (metilfenidato) em 1996.

O presente artigo é oriundo de uma pesquisa em psicanálise e educação realizada no ambulatório infantojuvenil do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB - UFRJ), por meio de uma parceria entre a Faculdade de Educação da UFRJ e a Faculdade de Educação da UFF.

O objetivo deste artigo é investigar o campo amoroso e o ordenamento das práticas afetivo-sexuais, particularmente, no Brasil da Belle Époque.

A III Jornada de Pesquisa e Intercâmbio do NIPIAC foi realizada no dia 13 de outubro de 2005, das 9:30 às 18:30hs, na Casa da Ciência – UFRJ Praia Vermelha. Nela foram abordados temas como “A psicanálise como instrumento de pesquisa em instituições” e “Projetos para a juventude e impacto social”, com a participação de docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e estudantes da graduação e pós-graduação.

O II Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira focalizou o cenário atual da juventude no Brasil e na América Latina, discutindo experiências, intervenções e políticas referentes à juventude no panorama internacional em diversos setores sociais: setor acadêmico, setor governamental, setor da sociedade civil organizada e setor da iniciativa privada.

A IV Jornada de Pesquisa e Intercâmbio do NIPIAC com o tema “A Pesquisa-Intervenção na Infância e Adolescência” realizou-se no dia 23 de outubro de 2006, no Fórum de Ciência e Cultura, na UFRJ – Praia Vermelha, das 9:15 às 17:30hs, contando com a presença de docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e alunos de graduação e pós-graduação.

A apresentação ordenada e harmonizada dos resultados de um projeto nacional de pesquisa como este, que dá origem à presente publicação, não permite entrever uma certa acidentalidade do seu surgimento, assim como as turbulências que sacudiram o caminho percorrido até aqui.