O estudo de casos será discutido como metodologia de pesquisa na articulação entre psicanálise e educação.
- Category: Observatório
Lucia Rabello de Castro *
Sitiados pela violência e encurralados pelo medo, vivemos na cidade do Rio de Janeiro esperando o pior da convivência com os outros. A tranqüilidade perdida ao longo do processo de crescimento das cidades, tornou a vida em comum algo que temos que suportar, nos isolando em “ilhas de segurança”. ‘Viver com os outros’ é uma das grandes questões que desafiam nossa coragem e nossa disposição de criar um mundo diferente.
Estamos deslanchando o processo de discussão do Estatuto da REDEJUBRA neste momento. Uma minuta de estatuto, versão preliminar a ser modificada pelas contribuições e discussões locais e regionais, foi enviada para os coordenadores regionais indicados na Assembleia do VI JUBRA. Para acessar o cronograma do grupo de trabalho/comissão nacional, faça o download.
The following article aims to discuss the conceptions of language proposed in Freud’s work, considering the specificity of the notion of representation, and to point out its consequences in clinical practice. In the representation theory, it is possible to conceive a notion of language characterized by heterogeneity (representation of the word and representation of the thing) that its effect of meaning is produced through a complex of associations and their linkage to an intensive approach (instinctual representative).
Este trabalho trata das expressões “sutis” de violência que ocorrem entre os jovens na convivência em grupos de pares na escola. Foi realizada uma pesquisa empírica em duas escolas do Rio de Janeiro para conhecer os atos “sutis” de violência e qual a relação destes frente às normas da escola e as normas de convivência grupal – instituídas pelos próprios grupos de amigos.
O presente trabalho discute a construção da alteridade entendida como uma elaboração permanente da posição do sujeito ante as demandas de subjetivação contemporâneas.
- Category: Relatórios
Neste relatório procuramos sistematizar as ações realizadas no período 2012 – dezembro de 2014, reunindo as contribuições diversas da comissão de extensão que fortaleceram o trabalho com a comunidade acadêmica da Faculdade de Educação, comunidade externa que participa de programas, projetos, cursos, eventos propostos e ainda a Pró Reitoria de Extensão da UFRJ.
- Category: Teses
Autor:
Karima Oliva Bello
Palavras-chave:
atualização do modelo econômico cubano, juventudes,
desvantagens socioeconômicas, dinâmicas com potencial de vulnerabilização, modos de subjetivação
Referência completa:
Bello, S. D. O. Vulnerabilização e trajetórias de jovens em desvantagem socioeconômica: um estudo do impacto das transformações da sociedade cubana atual. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2017. Orientação: Lucia Rabello de Castro
- Category: Entrevistas
Muitos professores reclamam de falta de respeito e disciplina por parte de seus alunos. Em contraponto ao problema, o programa exibe um documentário que mostra algumas técnicas do livro Aula Nota 10, resultado de uma pesquisa norte-americana que apontou a importância do planejamento para garantir o bom desempenho.
- Category: Teses
Autor: Rafael Prosdocimi Bacelar Palavras-chave: Jovens, Conflitos ambientais, MG, Mineração, Identidade, Experiência, Território Referência completa: Bacelar, R.P. Nem só de mineração vive o Matodentro: a experiência de jovens em território de conflito ambiental. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2014. Orientação: Lucia Rabello de Castro.