JA Wall - шаблон joomla Форекс

This study analyses the specificities of youth identity construction in Brazil in the context of global transformations and the particularities of the Brazilian model of development. Poor urban Brazilian youngsters’ demands to consume, as a ‘mode of inclusion’ in society, achieve short-term gains that narrow down prospective visions of the self. A ‘logic of survival’ hypothesis is proposed to account for the process of identity construction whereby encapsulated and rigid, rather than hybridized and creative, identities are constituted.

A linguagem é um tema central na psicanálise e está inserida no projeto freudiano através de duas vertentes relacionadas entre si: na fundamentação do método terapêutico, realizado através do discurso, e na formulação do aparelho psíquico.

Este artigo aborda o tema da iniciação sexual na adolescência, com foco nas narrativas de dez jovens com experiência de aborto induzido, moradoras de uma favela do Rio de Janeiro.

Este texto apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa que buscou compreender a história da Escola Normal “Carlos Gomes” de Campinas (SP), pela via das memórias dos documentos publicados pela imprensa campineira acerca da importância da criação da primeira instituição pública para formar professores para as séries iniciais do ensino.

A transição para a vida adulta tem, na atualidade, se configurado como objeto de interesse e de investigação por parte de diferentes atores sociais, tendo em vista o panorama de dificuldades que jovens têm encontrado para sair da condição juvenil.

O artigo analisa a relação entre juventude e política no contemporâneo, tendo como foco de discussão o processo de subjetivação política, que implica a construção do pertencimento à coletividade e a responsabilização pela vida em comum. As possibilidades de ação engajada e seu sentido político são discutidos frente às aparentes inércia e apatia dos jovens de hoje em relação à política. Um estudo empírico qualitativo com cerca de 25 jovens é apresentado, baseado em entrevistas realizadas tanto com jovens militantes de organizações estudantis e partidos políticos como com aqueles que se engajam no trabalho social voluntário.

Este artigo visa problematizar o conceito de cidadania entendido como conjunto de direitos e discutir os efeitos da vigência de uma razão desenvolvimentista nesta concepção para a participação de crianças e jovens.

Detalhada: Realizado pelo NIPIAC, o evento Diálogos Universidade-Escola, “Qual participação estudantil nós queremos?” realizou-se no dia 05/06/2009, na Casa da Ciência, na UFRJ, em dois turnos: de 9 às 11:20hs e de 14 às 16:20hs, contando com a participação de trabalhadores na educação e pesquisadores.

Realizado pelo NIPIAC, a apresentação do filme “Ninguém Pode Saber” de Hirokazu Koreeda, seguida de debate, realizou-se no dia 28/05/2007, na UFRJ, às 9:30hs, no Instituto de Psicologia, sala 2.

Autor: Maria Carmen Euler Torres Palavras-chave: crise de autoridade; relação professor-aluno; relações de autoridade na escola. Referência completa: Torres, Maria Carmen Euler. A crise de autoridade no contemporâneo e suas repercussões na escola/ Maria Carmen Euler Torres. Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Psicologia, 2009, 255p. Tese – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, 2009. Orientadora: Lucia Rabello de Castro.