JA Wall - шаблон joomla Форекс

O artigo é fruto de uma pesquisa realizada na interface entre a psicanálise e a educação cuja proposta é investigar e intervir sobre a relação do adolescente com a escola hoje.

Crianças e jovens não gozam, e talvez nunca tenham gozado (Corazza, 2000), de um lugar especial em que sejam preservadas das agruras da vida social e das intempéries da vida política.

O artigo apresenta panorama do levantamento do conjunto de programas de iniciação científica focados no ensino médio no Brasil, em perspectiva qualitativa e contrastiva, sem pretender análise crítica.

Em uma sociedade que se quer democrática, a participação de todos e todas não é somente desejável como fundamental. No entanto, alguns segmentos sociais, como o das crianças, ainda se encontram alijados de seus direitos políticos.

Palestra “Os jovens e o desafio das drogas: uma experiência de pesquisa-intervenção com a psicanálise” oferecida pelo Prof. Dr. Henrique Figueiredo Carneiro - Coordenador do Mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), realizou-se no dia 09/12/2003, às 10:00hs, na sala 2 do Instituto de Psicologia da UFRJ – Praia Vermelha, sob supervisão do NIPIAC.

É recente o desafio de fazer os jovens se apropriarem das leis que os defendem. Atualmente, vivemos um avanço democrático onde a ordem legal de direitos construída nas últimas décadas se instala, mesmo que morosamente, no que se refere às práticas executivas de Assistência Social, Educação, Saúde, Segurança e Moradia, e novas práticas protagonizadas por crianças e jovens tem ganhado espaço.

Tendo em vista as transformações nas macroestruturas e seus impactos sobre a forma como os indivíduos – jovens ou não – relacionam-se com o trabalho e o futuro (especialmente o profissional) nas sociedades capitalistas, este artigo analisa a maneira como os jovens universitários de estratos médios do Rio de Janeiro atuam e se posicionam diante da demanda de se tornarem produtivos, bem como o lugar e as condições de construção de um projeto profissional no contemporâneo. Utilizou-se o paradigma metodológico de pesquisa-ação, cuja abordagem empírica constituiu-se de uma intervenção junto a jovens estudantes de duas universidades, no âmbito de uma disciplina especificamente criada para se discutir o projeto de vida profissional.

This study analyses the specificities of youth identity construction in Brazil in the context of global transformations and the particularities of the Brazilian model of development. Poor urban Brazilian youngsters’ demands to consume, as a ‘mode of inclusion’ in society, achieve short-term gains that narrow down prospective visions of the self. A ‘logic of survival’ hypothesis is proposed to account for the process of identity construction whereby encapsulated and rigid, rather than hybridized and creative, identities are constituted.

V JUBRA – Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira com o tema “Territórios Interculturais de Juventude” foi realizado nos dias 4 a 6 de setembro de 2012, no Recife, no campus da UFPE, com a participação de docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, agentes comunitários e jovens.

This paper discusses how the new paradigm of children’s participation rights and competence has maintained unchallenged the subjectivity considered apt to be included as an opinion giver in the polity.