JA Wall - шаблон joomla Форекс

Este artigo tem como objetivo focalizar um dos aspectos do desenvolvimento de um trabalho realizado em uma escola da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, com três turmas de jovens entre 14 e 16 anos de idade.

Autora: Conceição Firmina Seixas Silva Palavras-chave: Jovens universitários, Movimento estudantil, Ação coletiva, Participação política Referência completa: Silva, C. F. S. S. A ação coletiva de jovens estudantes universitários e suas formas de organização na universidade e na sociedade. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2014. Orientação: Lucia Rabello de Castro

O protagonismo da infância tem sido ressaltado hoje. Com este intuito, o presente artigo pretende afirmá-lo a partir da noção de “infantil”. Esta concepção é aqui entendida enquanto aquilo que não se desenvolve, entretanto cria.

O artigo em questão surgiu do projeto de pesquisa Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: estudo de casos em Psicanálise e Educação, cujo objetivo é procurar compreender como se dá o mal-estar relativo ao processo de escolarização de crianças e adolescentes.

Esta epígrafe nos sugere que no estudo das campanhas eleitorais podemos encontrar as razões que levam os eleitores a escolher ou rejeitar candidatos, tendo como referência o estado geral de uma sociedade, tal como as campanhas o interpretam e apresentam para o público eleitor. As campanhas dialogam com o eleitor com o objetivo de persuadi-lo a votar em determinado candidato e a rejeitar seus adversários. Nesse sentido, a explicação de um resultado eleitoral passa, necessariamente, pela análise do debate que as campanhas travam entre si.

O objetivo deste trabalho é investigar os processos pelo quais as crianças se apropriam e transformam a cidade, podendo construir assim um sentimento de identificação e apreciação em relação ao lugar em que vivem. É por meio dessas transformações sentimentais e na ação dos sujeitos que a cidadania pode se estruturar, fundamentada na participação das crianças em uma coletividade.

O presente texto tem como objetivo introduzir uma reflexão acerca da complexidade do real, segundo o sociólogo contemporâneo Edgar Morin. O artigo propõe sublinhar os princípios que servem de aportes para a discussão paradigmática que se faz relevante na atualidade.

This paper discusses how the new paradigm of children’s participation rights and competence has maintained unchallenged the subjectivity considered apt to be included as an opinion giver in the polity.

O vídeo introduz a temática de ser criança e jovem em um mundo transformado pela tecnologia, consumo e novas relações e socialidades onde alguns desafios se colocam frente aos quais crianças e jovens assumem posicionamentos e opiniões.

A criação da Universidade Federal do Cariri, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, propiciou uma mudança no cenário universitário do interior do estado. Inicialmente ligada à Universidade Federal do Ceará, o campus atendia à ação de expansão do sistema federal de educação superior.