A Jornada Comemorativa dos 10 Anos do NIPIAC com mesas-redondas sobre “Juventudes” e “Pesquisa-intervenção”, e Mostra dos Trabalhos do NIPIAC foi realizada no dia 16 de setembro de 2008, no Salão Moniz Aragão, no Fórum Ciência e Cultura da UFRJ – Praia Vermelha. Docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e estudantes de pós-graduação e graduação estiveram presentes na Jornada.
- Category: Artigos
Este artigo tem como objetivo focalizar um dos aspectos do desenvolvimento de um trabalho realizado em uma escola da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, com três turmas de jovens entre 14 e 16 anos de idade.
Este trabalho é fruto da dissertação de mestrado intitulada Indiferença, o esquecimento do humano: um estudo sobre a importância dos ‘espaços de fala’ entre os jovens no contemporâneo, onde articulamos a questão da indiferença com a desestabilização em que se encontra o indivíduo contemporâneo, analisando seus efeitos na relação com o outro.
A III Jornada de Pesquisa e Intercâmbio do NIPIAC foi realizada no dia 13 de outubro de 2005, das 9:30 às 18:30hs, na Casa da Ciência – UFRJ Praia Vermelha. Nela foram abordados temas como “A psicanálise como instrumento de pesquisa em instituições” e “Projetos para a juventude e impacto social”, com a participação de docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e estudantes da graduação e pós-graduação.
The following article aims to discuss the conceptions of language proposed in Freud’s work, considering the specificity of the notion of representation, and to point out its consequences in clinical practice. In the representation theory, it is possible to conceive a notion of language characterized by heterogeneity (representation of the word and representation of the thing) that its effect of meaning is produced through a complex of associations and their linkage to an intensive approach (instinctual representative).
A participação social e política dos jovens é analisada como categoria que emerge no âmbito dos processos individualizantes do capitalismo tardio e das condições de emergência do sujeito psicológico – autônomo, centrado – das sociedades modernas.
A VII Jornada de Pesquisa e Intercâmbio do NIPIAC com o tema “Subjetivação e Educação: o futuro como proposta para crianças e jovens hoje” realizou-se no dia 29 de setembro de 2011, das 9:20 às 17:30hs, na Casa da Ciência, UFRJ, em Botafogo. Docentes e pesquisadores, e estudantes de pós-graduação e graduação compareceram ao evento.
- Category: Capítulos de livros
Ao longo do segundo semestre de 2002, o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (Nipiac), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizou um trabalho de pesquisa e ação social clínica com cerca de 1900 jovens com idades entre 14 e 24 anos, de 19 comunidades pobres da região metropolitana do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.
A partir de quatro máximas consagradas pelo senso comum em relação à psicanálise, o artigo aborda a relação entre psicanálise educação. Levando em conta a concepção freudiana relativa à “educação impossível”, a idéia de inacabamento tanto em relação ao sujeito quanto à educação serve como guia para as autoras no sentido de dissolver a ilusão de que existiria um modelo ideal de ser humano mais maduro e acabado, e uma técnica mais perfeita para atingi-lo através da educação.
- Category: Artigos
Este artigo analisa duas diferentes tentativas de compreender os efeitos da dominação sobre a subjetividade e os caminhos tortuosos pelos quais se busca a emancipação.