JA Wall - шаблон joomla Форекс

Autor: Maria Carmen Euler Torres Palavras-chave: crise de autoridade; relação professor-aluno; relações de autoridade na escola. Referência completa: Torres, Maria Carmen Euler. A crise de autoridade no contemporâneo e suas repercussões na escola/ Maria Carmen Euler Torres. Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Psicologia, 2009, 255p. Tese – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, 2009. Orientadora: Lucia Rabello de Castro.

Este artigo aborda o tema da iniciação sexual na adolescência, com foco nas narrativas de dez jovens com experiência de aborto induzido, moradoras de uma favela do Rio de Janeiro.

O artigo discute como a crise de autoridade hoje se apresenta de forma singular. Por um lado, lamenta-se a “autoridade perdida”, pois cria-se uma imagem da ordenação dos lugares da criança e do adulto como se fossem necessários e universais. Por outro, ressente-se da perda daquela autoridade porque não se conseguiu reconstruir as relações com a geração mais nova a partir de outra configuração de direitos e deveres de ambas as partes.

Autor: Karima Oliva Bello Palavras-chave: atualização do modelo econômico cubano, juventudes,
desvantagens socioeconômicas, dinâmicas com potencial de vulnerabilização, modos de subjetivação Referência completa: Bello, S. D. O. Vulnerabilização e trajetórias de jovens em desvantagem socioeconômica: um estudo do impacto das transformações da sociedade cubana atual. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2017. Orientação: Lucia Rabello de Castro

O presente artigo trata a relação entre a adolescência e a educação no contexto social contemporâneo.

Discute a formação inicial de jovens do curso de pedagogia a partir dos dados das observações dos estudantes no estágio docente. Explora-se as atividades desenvolvidas nas disciplinas de Prática de Ensino dos anos iniciais e na disciplina Política e Administração Educacional.

Esta ata se refere à Assembleia da REDEJUBRA convocada pela Comissão Organizadora Local do VI JUBRA, Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira, ocorrida em 11 de setembro de 2015, no Auditório Vera Janacopulos, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

A partir de quatro máximas consagradas pelo senso comum em relação à psicanálise, o artigo aborda a relação entre psicanálise educação. Levando em conta a concepção freudiana relativa à “educação impossível”, a idéia de inacabamento tanto em relação ao sujeito quanto à educação serve como guia para as autoras no sentido de dissolver a ilusão de que existiria um modelo ideal de ser humano mais maduro e acabado, e uma técnica mais perfeita para atingi-lo através da educação.

O presente trabalho examina criticamente a atualidade da noção de socialização política, tendo em vista as questões que hoje se colocam sobre o distanciamento dos jovens em relação à política.

Detalhada: Realizado pelo NIPIAC, o evento Diálogos Universidade-Escola, “Qual participação estudantil nós queremos?” realizou-se no dia 05/06/2009, na Casa da Ciência, na UFRJ, em dois turnos: de 9 às 11:20hs e de 14 às 16:20hs, contando com a participação de trabalhadores na educação e pesquisadores.