JA Wall - шаблон joomla Форекс

Este artigo analisa duas diferentes tentativas de compreender os efeitos da dominação sobre a subjetividade e os caminhos tortuosos pelos quais se busca a emancipação.

Este trabalho parte da contribuição de Lucia Rabello de Castro, apresentada na mesa-redonda sobre Teorias da Juventude no VII JUBRA, quando foram discutidos alguns aspectos relevantes na configuração do embate teórico sobre juventude no Brasil.

Tendo em vista as transformações nas macroestruturas e seus impactos sobre a forma como os indivíduos – jovens ou não – relacionam-se com o trabalho e o futuro (especialmente o profissional) nas sociedades capitalistas, este artigo analisa a maneira como os jovens universitários de estratos médios do Rio de Janeiro atuam e se posicionam diante da demanda de se tornarem produtivos, bem como o lugar e as condições de construção de um projeto profissional no contemporâneo. Utilizou-se o paradigma metodológico de pesquisa-ação, cuja abordagem empírica constituiu-se de uma intervenção junto a jovens estudantes de duas universidades, no âmbito de uma disciplina especificamente criada para se discutir o projeto de vida profissional.

Nesta 12a edição da DESIDADES contamos com um leque variado de discussões que destacam as múltiplas inserções das crianças e jovens latino-americanos na dinâmica social. Os textos desta edição apontam, sobretudo, a relevância de se considerar a dinâmica inter-geracional entre crianças, jovens e adultos como um aspecto analítico fundamental na compreensão das demandas e ações das novas gerações.

Autora: Isa Kaplan Vieira Palavras-chave: escola, brincadeira, ação. Referência completa: Isa Kaplan Vieira. A brincadeira "fora de hora": afirmação, fruição e os impasses da ação de crianças na escola. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientadora: Lucia Rabello de Castro.

Autora: Marina Gomes Coelho de Souza Palavras-chave: Jovens, Projeto profissional, Futuro, Classes médias, Trabalho Referência completa: Souza, M.G.C.S. A construção do projeto profissional para jovens de classe média. Dissertação de Mestrado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2013. Orientação: Lucia Rabello de Castro

Brito Andrade *
Chegar a uma conclusão quando o assunto é violência urbana pode ser fácil demais devido à carga de informações lançadas constantemente pela mídia. Porém, uma opinião mais reflexiva sobre o assunto não depende apenas do uso dessas informações, é necessário ter um olhar crítico e intenso a respeito. Desde que nasci moro no Complexo do Alemão, e hoje, com 20 anos de idade, acompanho a vida da comunidade em seus medos, angústias e também nos momentos felizes.

A dimensão estética ganha espaço no cotidiano. Paradoxalmente, a imagem corporal sempre foi motivo de desconfianças, no que diz respeito à construção do conhecimento humano.

O artigo em questão surgiu do projeto de pesquisa Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: estudo de casos em Psicanálise e Educação, cujo objetivo é procurar compreender como se dá o mal-estar relativo ao processo de escolarização de crianças e adolescentes.

A transição para a vida adulta tem, na atualidade, se configurado como objeto de interesse e de investigação por parte de diferentes atores sociais, tendo em vista o panorama de dificuldades que jovens têm encontrado para sair da condição juvenil.