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This paper discusses how the new paradigm of children’s participation rights and competence has maintained unchallenged the subjectivity considered apt to be included as an opinion giver in the polity.

A IV Jornada de Pesquisa e Intercâmbio do NIPIAC com o tema “A Pesquisa-Intervenção na Infância e Adolescência” realizou-se no dia 23 de outubro de 2006, no Fórum de Ciência e Cultura, na UFRJ – Praia Vermelha, das 9:15 às 17:30hs, contando com a presença de docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e alunos de graduação e pós-graduação.

Analisar a produção bibliográfica de uma área pode resultar em indicações valiosas para apreciar seu estado da arte e, sobretudo, aferir tendências e relações entre a produção científica e fatores críticos mais amplos, de ordem política e social.

Este artigo analisa duas diferentes tentativas de compreender os efeitos da dominação sobre a subjetividade e os caminhos tortuosos pelos quais se busca a emancipação.

Falatório: participação e democracia na escola, obra coordenada pela professora Lucia Rabello de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e sua equipe de pesquisa, apoiada pela FAPERJ, analisa os resultados de uma pesquisa realizada de 2006 a 2009 sobre a participação de crianças e jovens na escola, com cerca de 2.600 estudantes e 180 educadores de 96 escolas no Rio de Janeiro, entre instituições municipais, particulares, estaduais e federais.

Pode parecer um truísmo afirmar que as crianças e os jovens existem nos lugares. Sabemos que o espaço – com seus objetos, paisagens e técnicas – compõe a existência humana de todos, assim como a das crianças e dos jovens.

O presente texto tem como objetivo introduzir uma reflexão acerca da complexidade do real, segundo o sociólogo contemporâneo Edgar Morin. O artigo propõe sublinhar os princípios que servem de aportes para a discussão paradigmática que se faz relevante na atualidade.

Com o objetivo de discutir temas relacionados à vida do jovem no mundo de hoje, o NIPIAC realizou o Curso de Extensão “Os desafios da juventude no mundo atual”, tendo início no dia 09/08/2007, no Instituto de Psicologia da UFRJ – Praia Vermelha, com a duração de 4 meses, todas as quintas-feiras das 18 às 21:40 hs.

Estudo comparativo das estratégias narrativas empreendidas por três dos principais jornais brasileiros, durante as campanhas eleitorais para presidente do Brasil de 1998, 2002 e 2006, com foco nas estratégias políticas adotadas pelos principais candidatos.

O estudo de casos será discutido como metodologia de pesquisa na articulação entre psicanálise e educação.