JA Wall - шаблон joomla Форекс

O artigo é fruto de uma pesquisa realizada na interface da Psicanálise com a Educação. Partindo da constatação de que as condições sociais que sustentam o laço educativo têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas, a pesquisa tem como objetivo contribuir para o enfrentamento das dificuldades vividas por educadores e alunos no que diz respeito à instituição escolar e às relações que nela se instauram.

É com enorme satisfação que, em nome de toda a Equipe Editorial, trazemos ao público leitor o primeiro número do periódico DESidades, com vistas a privilegiar o campo da infância e juventude.

Com o objetivo de refletir sobre o resultado das eleições presidenciais de 2014 e sobre as vontades políticas dos eleitores, neste ensaio proponho especular sobre a “síndrome do veto útil”, termo usado para nomear um esboço de hipótese sobre a atitude do eleitor no segundo turno, que, ao se alinhar a Dilma ou a Aécio, teriam manifestando uma condição política de veto ao outro/inimigo.

A Jornada Comemorativa dos 10 Anos do NIPIAC com mesas-redondas sobre “Juventudes” e “Pesquisa-intervenção”, e Mostra dos Trabalhos do NIPIAC foi realizada no dia 16 de setembro de 2008, no Salão Moniz Aragão, no Fórum Ciência e Cultura da UFRJ – Praia Vermelha. Docentes e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, e estudantes de pós-graduação e graduação estiveram presentes na Jornada.

O curso ocorreu em novembro de 2011 oferecido pelo Instituto de Psiquiatria e Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas.

This article discusses alternative forms of political participation among Brazilian youth today. The prevailing context of social and economic inequalities in Latin America stands as a key factor for understanding young people’s experimentations with new forms of activism.

O trabalho tem como objetivo discutir as transformações na construção de laços sociais na juventude, tendo como objeto de estudo as formas sociabilização entre grupos de jovens moradores de republicas estudantis.

Realizado pelo NIPIAC, a apresentação do filme “Ninguém Pode Saber” de Hirokazu Koreeda, seguida de debate, realizou-se no dia 28/05/2007, na UFRJ, às 9:30hs, no Instituto de Psicologia, sala 2.

A partir das transformações econômicas e sociais das últimas décadas, como a flexibilização e a precarização das condições de trabalho decorrentes da reestruturação produtiva, alteram-se os modos como os indivíduos planejam se futuro profissional. Este artigo apresenta uma discussão sobre juventude e sua relação com o mundo do trabalho, em especial sobre a construção do projeto profissional no contexto da modernidade tardia, marcada pela imprevisibilidade e individualização das trajetórias.

Mudanças nas relações sociais nas últimas décadas tem gerado um impacto indisfarçável em todas as esferas da cultura. Fala-se em pós-modernidade (BAUMAN, 1998), queda das identificações patriarcais; perda do valor social atribuído à autoridade institucional e desautorização docente (ESTEVE, 1999; PEREIRA, 2012). Pretendemos discutir este impacto na docência, através da análise do que vem a ser conhecer em Vigotski, Wallon e Freud, bem como discutir a necessidade de (re)construção do fazer docente na perspectiva das mudanças vigentes.