Este trabalho discute o processo de subjetivação dos jovens e as novas formas de produção de conhecimento. Analisa a criação e o desenvolvimento de uma oficina com alunos em uma escola pública da cidade de Niterói-Rio de Janeiro. A imagem (fotografia, fanzine, fotolog, etc.) é utilizada na oficina como estratégia de comunicação para criar um espaço de reflexão e construção de sentido com os estudantes.
Autor: Felipe Bastos Gonçalves Palavras-chave: Desenvolvimento moral, Moralidade, Infância, Teoria crítica Referência completa: Gonçalves, F. B. Os limites da moralidade: uma discussão crítica a partir da infância. Dissertação de Mestrado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2014. Orientação: Lucia Rabello de Castro
VI JUBRA – Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira com o tema “Os jovens e seus outros" realizado nos dias 10, 11 e 12 de setembro de 2015, no Campus da Praia Vermelha da UFRJ.
- Category: Artigos
A partir das transformações econômicas e sociais das últimas décadas, como a flexibilização e a precarização das condições de trabalho decorrentes da reestruturação produtiva, alteram-se os modos como os indivíduos planejam se futuro profissional. Este artigo apresenta uma discussão sobre juventude e sua relação com o mundo do trabalho, em especial sobre a construção do projeto profissional no contexto da modernidade tardia, marcada pela imprevisibilidade e individualização das trajetórias.
- Category: DESidades
Nesta 15ª edição muito nos leva à infância – à convivência das crianças no espaço escolar e às interrogações sobre a produção de sentidos que nele se estabelece. Ainda que distintos em suas abordagens, os textos confluem no sentido de trazer à vista a importância da expressividade do viver na mobilidade dos corpos e das ações em sua relação com o ambiente. Embora distante da temática escolar, mas ainda em consonância à importância do ‘estar vivo’, o segundo artigo é abordado a partir de uma falha ambiental inegociável: a desigualdade, refletida na desnutrição e pobreza da infância maia guatemalteca.
- Category: Capítulos de livros
O artigo analisa dificuldades e potencialidades da pesquisa-intervenção com crianças e jovens.
O IV JUBRA – Simpósio Internacional Sobre A Juventude Brasileira com o tema “Juventudes Contemporâneas: um mosaico de possibilidades” foi realizado nos dias 16 a 18 de junho de 2010. Estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores estrangeiros e brasileiros, profissionais e jovens estiveram presentes.
- Category: Artigos
O artigo analisa a relação entre juventude e política no contemporâneo, tendo como foco de discussão o processo de subjetivação política, que implica a construção do pertencimento à coletividade e a responsabilização pela vida em comum. As possibilidades de ação engajada e seu sentido político são discutidos frente às aparentes inércia e apatia dos jovens de hoje em relação à política. Um estudo empírico qualitativo com cerca de 25 jovens é apresentado, baseado em entrevistas realizadas tanto com jovens militantes de organizações estudantis e partidos políticos como com aqueles que se engajam no trabalho social voluntário.
- Category: Artigos
O artigo objetiva desvelar a presença da ideia do aborto como elemento no âmbito das reflexões dos jovens sobre uma gravidez na adolescência. Analisam-se dados de entrevistas semi-estruturadas com 123 jovens de 18 a 24 anos de ambos os sexos, moradores de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador, Brasil, pertencentes a distintos estratos sociais.
- Category: Observatório
Henrique Caetano Nardi *
No Brasil, a intensidade das formulações homofóbicas e heterossexistas presentes nas escolas é alarmante. Estudo recente1 da UNESCO, envolvendo estudantes brasileiros do ensino fundamental, seus pais e professores, aponta para um alto grau de rejeição à homossexualidade na comunidade escolar. As conclusões da pesquisa afirmam que um terço de pais de alunos e um quarto dos próprios alunos não gostariam que homossexuais fossem colegas de escola de seus filhos (essa taxa de rejeição chega a 60% em alguns estados).