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Com esta publicação divulgamos os resultados da pesquisa Entre a informação e o voto: análise da propaganda eleitoral gratuita para prefeito de Goiânia em 2008.
"A violência contra jovens no Brasil: com a participação do Estado?" é uma entrevista de Heloisa Dias Bezerra com o Dijaci David de Oliveira.
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O artigo objetiva desvelar a presença da ideia do aborto como elemento no âmbito das reflexões dos jovens sobre uma gravidez na adolescência. Analisam-se dados de entrevistas semi-estruturadas com 123 jovens de 18 a 24 anos de ambos os sexos, moradores de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador, Brasil, pertencentes a distintos estratos sociais.
A iniciativa deste livro tem uma trajetória que remonta a 2006, quando o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio sobre a Infância e a Adolescência Contemporâneas – NIPIAC/UFRJ organizou sua Jornada anual abordando esta temática.
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A questão do impacto das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs), em geral, e da internet em particular, nas sociedades contemporâneas tem dado ensejo a uma ampla gama de pesquisas nos mais variados campos do conhecimento humano. Antropólogos, cientistas políticos, sociólogos, além de pesquisadores de outras áreas do conhecimento, têm se debruçado sistematicamente sobre o assunto, procurando apreender as novas tecnologias digitais e a internet como um agente causador de mudanças ocorridas em diferentes níveis das modernas formas de sociabilidade e de expressão cultural.
O objetivo deste artigo é investigar o campo amoroso e o ordenamento das práticas afetivo-sexuais, particularmente, no Brasil da Belle Époque.
O presente artigo é fruto de uma pesquisa sobre a adolescência e a educação no contexto social contemporâneo, que vem sendo realizada na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.
O presente artigo discute material de oficinas realizadas com jovens sobre os sentidos dados por eles à liberdade e ao exercício dela em suas vidas.
As eleições de 1996 para as prefeituras brasileiras trouxeram uma novidade em termos de campanha na televisão: a introdução como propaganda eleitoral gratuita, além dos programas tradicionais veiculados duas vezes por dia, de inserções publicitárias de 30 e 60 segundos ao longo da programação normal das emissoras.
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De um lado, o imaginário social fantasioso de que nada pode ser mais importante do que ser jovem; de outro, a condição real da juventude marcada por relações violentas e desumanizadas com os adultos.