O Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica tem nos proposto, enquanto professores pesquisadores, repensar nossos processos formativos e os processos de formação que praticamos, de forma colaborativa.
- Category: Capítulos de livros
Este artigo discute as possibilidades de ação política por parte dos jovens no contexto escolar. Isso implica uma necessária re-significação da prática política do ponto de vista desses atores, posicionados fora dos contextos institucionalizados de tomada de decisão.
O artigo aborda a operação da adolescência em contextos que possibilitam a subversão discursiva e o questionamento do lugar de mestria no laço social.
Este artigo discute questões relativas à formação de professores, com ênfase na formação continuada, a partir da análise das Metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024, anexo à Lei 13005/14, evidenciando a influência da LDB 9.394/96, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena e da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores.
A partir da leitura dos capítulos deste livro emerge uma visão contemporânea e compreensiva das circunstâncias da juventude brasileira em suas respectivas comunidades.
- Category: DESidades
Desenham-se hoje outros cenários sobre a posição das crianças no mundo. Mudanças profundas converteram nossa maneira de percebê-las e tratá-las. A visão sobre a infância como um momento biográfico cujo valor reside justamente na sua superação, ao deixar para trás qualquer indício do ‘infantil’, é considerada anacrônica.
- Category: Entrevistas
Muitos professores reclamam de falta de respeito e disciplina por parte de seus alunos. Em contraponto ao problema, o programa exibe um documentário que mostra algumas técnicas do livro Aula Nota 10, resultado de uma pesquisa norte-americana que apontou a importância do planejamento para garantir o bom desempenho.
- Category: Vídeos
O vídeo é resultado da parceria do NIPIAC com o colégio Instituto de Educação Governador Roberto da Silveira, localizado no município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro, onde foram realizados encontros com alunos do quarto ano do ensino fundamental, durante os anos de 2006 e 2007, na modalidade pesquisa-intervenção.
Paula Mancini C. M. Ribeiro *
Uma situação de violência doméstica é diferente do que nomeamos como violência urbana. Em uma situação de violência urbana, situação colocada no cenário público e na maioria das vezes pontual, o autor da violência é desconhecido. Trata-se de uma situação que pode ser mais facilmente identificada e circunscrita, e isso é diferente de uma situação de violência doméstica.
- Category: Artigos
O presente trabalho discute a infa?ncia indi?gena no Brasil, a partir de narrativa do cinema nacional. Adota-se a abordagem geracional e a linguagem
cinematogra?fica, na?o em seus aspectos te?cnicos ou como recurso dida?tico, mas como ferramenta para experimentar outras possibilidades de interpretac?o?es da(s)
infa?ncia(s) no Brasil.