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A julgar por discursos não tão distantes do presente, a juventude foi frequentemente celebrada como a metáfora da mudança social, e neste sentido, nela se depositavam as esperanças de um futuro melhor. Karl Mannheim, em um artigo escrito em 1954 que procurou responder à pergunta sobre qual seria a contribuição da juventude à sociedade, afirma que “a juventude é um dos mais importantes recursos espirituais latentes para a revitalização de nossa sociedade”.

Dos belos e casuais encontros que a vida nos proporciona! Durante a organização do I Congresso de Estudos da Infância (I CEI), Paula Mendonça de Menezes nos procurou com a proposta de exibir o documentário que co-dirigiu – Wappa: um olhar sobre a infância indígena Yudja1 – para aquele público interessado na infância e nas crianças. 

Estudo comparativo das estratégias narrativas empreendidas por três dos principais jornais brasileiros, durante as campanhas eleitorais para presidente do Brasil de 1998, 2002 e 2006, com foco nas estratégias políticas adotadas pelos principais candidatos.

O presente trabalho analisa as falas, os afetos, os sons e os ruídos, como formas de expressão das crianças ao habitarem e participarem do espaço escolar. Interessou-nos examinar como estes contornos sonoros e afetivos complementares ao discurso associam-se a modos de ação de alunos e alunas no seu envolvimento com a escola e suas demandas. A pesquisa de campo em onze escolas públicas, abarcando mais de 400 alunos e alunas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, foi realizada através de observação-participante e grupos de discussão.

Autora: Carina Borgatti Moura. Palavras-chave:  diferença, relação entre pares, escola, crianças e adolescentes Referência completa: Carina Borgatti Moura. "[...] mesmo com o cuidado, o que eu sinto é o vazio." A produção da diferença na escola. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientadora: Lucia Rabello de Castro

Autora: Beatriz Corsino Pérez Palavras-chave: Jovens, Reforma urbana, Identidade, Memória, Espacialidade, Subjetivação Referência completa: Pérez, B.C. Memórias e narrativas de jovens sobre o lugar: uma discussão sobre as intervençoes urbanas no Rio de Janeiro. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2014. Orientação: Lucia Rabello de Castro

Nas sociedades democráticas modernas a igualdade é um valor que precisa ser verificado nas práticas sociais. É na atualização de modos de existência e sociabilidade mais justos que alcançamos concretizar o valor da igualdade, mesmo que persistam as disputas e os desacordos sobre as formas de verifica-lo.

O presente artigo é fruto de uma pesquisa sobre a adolescência e a educação no contexto social contemporâneo, que vem sendo realizada na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro.

This paper discusses how the new paradigm of children’s participation rights and competence has maintained unchallenged the subjectivity considered apt to be included as an opinion giver in the polity.

Autor: Marcia Araripe Mello Palavras-chave: JUVENTUDE, PREVENÇÃO, INICIAÇÃO AMOROSA E SEXUAL, DSTS E HIV/AIDS. Referência completa: MELLO, M. A. “Ninguém usa sempre. Ninguém”: estudo sobre os contextos relacionais que determinam o uso e o não uso do preservativo na iniciação amorosa e sexual de jovens universitários do Rio de Janeiro. Orientadora: Simone Ouvinha Peres. Rio de Janeiro: UFRJ/CFCH/IP/EICOS, 2012. Dissertação (Mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social).