Neste artigo, discutimos os sentidos que a liberdade adquire na cultura contemporânea do consumo, em que se oportuniza a vivência de escolhas renovadas frente à multiplicidade de objetos, bens e experiências. Discutimos que na articulação entre liberdade e consumo devemos ficar atentos aos modos como os indivíduos se apropriam das interpelações do mercado para exercerem suas escolhas de estilos de vida.
- Category: Artigos
This article analyses the contribution of the social sciences to the visibility of children’s issues in Brazilian society from the 1960s to the present day.
- Category: Capítulos de livros
Ao longo do segundo semestre de 2002, o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (Nipiac), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizou um trabalho de pesquisa e ação social clínica com cerca de 1900 jovens com idades entre 14 e 24 anos, de 19 comunidades pobres da região metropolitana do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense.
- Category: DESidades
Em uma sociedade que se quer democrática, a participação de todos e todas não é somente desejável como fundamental. No entanto, alguns segmentos sociais, como o das crianças, ainda se encontram alijados de seus direitos políticos.
Este livro pretende contribuir para o debate e a discussão das questões da infância na época contemporânea. Parte-se da ideia de que os modelos de pensamento e compreensão sobre quem é a criança, e o que a particulariza enquanto criança, parecem insuficientes frente ao inusitado que a contemporaneidade nos apresenta.
O “Seminário Juventude e Política: questões e desafios no mundo contemporâneo” aconteceu dia 15 de junho de 2007, das 9 às 18hs, no Auditório do CFCH, na UFRJ – Praia Vermelha, onde estiveram presentes docentes, pesquisadores, e estudantes da graduação e pós-graduação.
- Category: Dissertações
Autora: Tatiana Campos Fernandes Palavras-chave: infância pobre; institucionalização; medicalização; judicialização. Referência completa: Tatiana Campos Fernandes. Entre leis e diagnósticos: a assistência à infância em situação de acolhimento institucional. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientadora: Lucia Rabello de Castro
Buscando compreender como as crianças se apropriam dos espaços, identificando-se e agindo neles, foram realizadas oficinas com 35 crianças, de 5 a 10 anos, moradoras da Babilônia, uma favela do Rio de Janeiro. Diferentemente das crianças que possuem uma experiência mais restrita aos espaços privados, meninos e meninas dessa favela circulavam e brincavam fora de casa, com seus pares, em espaços comuns. Com isso, eles passavam a conhecer o lugar onde moram; os seus aspectos positivos, assim como os seus problemas.
A apresentação ordenada e harmonizada dos resultados de um projeto nacional de pesquisa como este, que dá origem à presente publicação, não permite entrever uma certa acidentalidade do seu surgimento, assim como as turbulências que sacudiram o caminho percorrido até aqui.
O objetivo deste trabalho é investigar os processos pelo quais as crianças se apropriam e transformam a cidade, podendo construir assim um sentimento de identificação e apreciação em relação ao lugar em que vivem. É por meio dessas transformações sentimentais e na ação dos sujeitos que a cidadania pode se estruturar, fundamentada na participação das crianças em uma coletividade.