JA Wall - шаблон joomla Форекс

Keila Deslandes *
A resposta parece demasiado óbvia. Adolescência não combina com gravidez. A adolescente que engravida – ou, o adolescente que engravida uma mulher -, não está preparada para assumir a chamada “parentalidade”, “parenthood”. Não é socialmente competente, como disse o psicanalista E. Erikson, para transmitir os valores da cultura à sucessão geracional. Não tem desenvolvimento biológico para enfrentar uma gravidez. Abandona a escola e perde a chance de se inserir socialmente. Ou, ainda, relega a criação do rebento aos avós, se tornando irmão do próprio filho.

This Felicitation Volume is dedicated to Professor Deepak Kumar Behera and his contribution to the Anthropology of Odisha, India and beyond. It highlights the intersections of the concepts of vulnerability, marginalization and culture – pivotal for his research, which constantly sensitized the academic community as well as the wider society to these themes throughout his career.

O artigo pretende discutir o impacto das mudanças nas relações sociais na docência através da análise do que vem a ser conhecer em Vigotski, Wallon e Freud, bem como discutir a necessidade de (re)construção do fazer docente na perspectiva das mudanças vigentes. 
da cultura.

Dans cet essai nous nous demandons si et comment le lieu universitaire, l’identité et les sociabilités étudiantes favorisent l’engagement politique des jeunes dans le Brésil contemporain. Dans un premier temps, nous discutons les contributions récentes sur les processus de subjectivation politique des jeunes Brésiliens et sur les possibilités dont ils disposent pour produire un projet de transformation sociale et politique. Dans un second temps nous analysons les entretiens que nous avons menés avec des étudiants engagés dans des collectifs ayant coupé les ponts avec le mouvement étudiant conventionnel. 

O texto “Adolescentes na América Latina”, escrito por Carlos Welti, faz parte do livro intitulado “O Mundo do Jovem: Adolescência em Oito Regiões do Globo”. O livro é resultado de um trabalho realizado pelo Grupo de Estudo sobre a Adolescência no Séc. XXI2, e contou com a participação de pesquisadores internacionais, buscando estabelecer os possíveis cenários de vida dos adolescentes.

Com o objetivo de discutir temas relacionados à vida do jovem no mundo de hoje, o NIPIAC realizou o Curso de Extensão “Os desafios da juventude no mundo atual”, tendo início no dia 09/08/2007, no Instituto de Psicologia da UFRJ – Praia Vermelha, com a duração de 4 meses, todas as quintas-feiras das 18 às 21:40 hs.

Autor: Karima Oliva Bello Palavras-chave: atualização do modelo econômico cubano, juventudes,
desvantagens socioeconômicas, dinâmicas com potencial de vulnerabilização, modos de subjetivação Referência completa: Bello, S. D. O. Vulnerabilização e trajetórias de jovens em desvantagem socioeconômica: um estudo do impacto das transformações da sociedade cubana atual. Tese de Doutorado, PPGP, Inst. de Psicologia, UFRJ, 2017. Orientação: Lucia Rabello de Castro

A transição para a vida adulta tem, na atualidade, se configurado como objeto de interesse e investigação por parte de diferentes atores sociais, tendo em vista o panorama de dificuldades que jovens têm encontrado para sair da condição juvenil.

Realizado pelo NIPIAC, a apresentação do filme “Ninguém Pode Saber” de Hirokazu Koreeda, seguida de debate, realizou-se no dia 28/05/2007, na UFRJ, às 9:30hs, no Instituto de Psicologia, sala 2.

Leila Maria Torraca de Brito *
Devido, principalmente, às dificuldades enfrentadas para o desfecho de alguns processos judiciais que envolvem crianças e adolescentes que se supõem serem vítimas de abuso sexual, alguns profissionais do Direito vêm propondo a inquirição daqueles, por meio do chamado Depoimento sem Dano.