JA Wall - шаблон joomla Форекс

O Observatório da Infância e da Adolescência se constituiu em um espaço interativo virtual promovido pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas – NUPIAC/UFRJ, onde se publicou, mensalmente, assuntos relacionados à situação da infância e da juventude no Brasil e no mundo.

O artigo é fruto de uma pesquisa realizada na interface da Psicanálise com a Educação. Partindo da constatação de que as condições sociais que sustentam o laço educativo têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas, a pesquisa tem como objetivo contribuir para o enfrentamento das dificuldades vividas por educadores e alunos no que diz respeito à instituição escolar e às relações que nela se instauram.

O presente artigo discute material de oficinas realizadas com jovens sobre os sentidos dados por eles à liberdade e ao exercício dela em suas vidas. 

A criação da Universidade Federal do Cariri, na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará, propiciou uma mudança no cenário universitário do interior do estado. Inicialmente ligada à Universidade Federal do Ceará, o campus atendia à ação de expansão do sistema federal de educação superior.

Transformações importantes, principalmente, a partir da segunda metade do século XX, modificaram nossos modos de convivência, fazendo com que nos interroguemos sobre qual participação social e política podemos e devemos ter para decidir as questões da vida coletiva. Neste trabalho, discutimos os impasses que se apresentam para os jovens frente à sua participação na vida social.

Eloir de Oliveira Faria *
Marilita Gnecco de Camargo Braga **

O artigo discute as contradições da proposta educacional baseada sobre a concepção de autonomia, como a internalização da norma.

A pesquisa-intervenção parte da premissa básica de que os sujeitos se constituem no âmbito das práticas de significação, sempre numa situação partilhada com outros, sejam adultos ou outras crianças.

Autor: CLAUDIA CRISTINA NUNES EMIDIO GONÇALVES Palavras-chave: juventude, transição para a vida adulta, mercado de trabalho, inserção. Referência completa: GONÇALVES, CLAUDIA C. N. E. JUVENTUDE E TRABALHO: TENDÊNCIAS E
DESAFIOS NA TRANSIÇÃO PARA A VIDA ADULTA. Orientadora: Simone
Ouvinha Peres. Rio de Janeiro: UFRJ/CFCH/IP/EICOS, 2014. Dissertação (Mestrado
em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social).

O presente artigo é uma atualização acerca de algumas tendências observadas nas publicações em formato de livros sobre a infância e juventude na América Latina, nas áreas das Ciências Humanas e Sociais, através da análise dos levantamentos bibliográicos do periódico DESidades, ao longo de 2015 a 2018.