The following article aims to discuss the conceptions of language proposed in Freud’s work, considering the specificity of the notion of representation, and to point out its consequences in clinical practice. In the representation theory, it is possible to conceive a notion of language characterized by heterogeneity (representation of the word and representation of the thing) that its effect of meaning is produced through a complex of associations and their linkage to an intensive approach (instinctual representative).
Este artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola.
Pretende-se retomar o debate de Derrida sobre a concepção de linguagem e seu encontro com a psicanálise. Apesar de constatar a influência da tradição filosófica da metafísica nos conceitos metapsicológicos da psicanálise, Derrida reconhece no discurso freudiano um potencial de desconstrução da concepção de linguagem associada a uma atividade representativa verbal
O artigo pretende analisar a manifestação da violência na juventude, especialmente, em relação aos casos de conflito entre grupo de jovens.
O artigo tem por objetivo discutir a especificidade da noção de representação e sua articulação com a concepção de linguagem proposta na obra freudiana.
O trabalho tem como objetivo discutir as transformações na construção de laços sociais na juventude, tendo como objeto de estudo as formas sociabilização entre grupos de jovens moradores de republicas estudantis.
A linguagem é um tema central na psicanálise e está inserida no projeto freudiano através de duas vertentes relacionadas entre si: na fundamentação do método terapêutico, realizado através do discurso, e na formulação do aparelho psíquico.
O livro reúne uma coleção de artigos com a proposta de discutir a condição do jovem na contemporaneidade que estão organizados em quatro seções.