Simone Ouvinha Peres

Simone Ouvinha PeresPossui graduação em Psicologia (1987) e Pedagogia (1983) pela Universidade de Brasília (UnB), mestrado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), realizado no Instituto de Medicina Social. É professora do Departamento de Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IP-UFRJ) e do curso de pós-graduação EICOS | UFRJ.

Pesquisa na área de Psicologia Social, com ênfase em Adolescência e Juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: transição para a vida adulta; transição escola-trabalho; aquisição do status adulto; saída da casa dos pais; iniciação amorosa e sexual; gênero e sexualidade; identidades sociais. Problematiza as mudanças vinculadas aos processos contemporâneos de transição para a vida adulta, destacando as mudanças do mundo do trabalho e da família para a autonomização dos jovens e a configuração dos projetos de vida/futuro. Privilegia pesquisas qualitativas sobre o cotidianas dos jovens, através de histórias de vida, trajetórias e biografias; a perspectiva interdisciplinar, a dimensão psicossocial, os recortes de idade, gênero, geração e espaço social.

currículo lattes | entre em contato