Luciana Gageiro Coutinho

Luciana Gageiro CoutinhoMestre e Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com bolsa-sanduíche (CNPQ) em Paris VII. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde integra o grupo de pesquisa Subjetividade, Educação e Cultura (NEPES) e o Grupo de Pesquisa Alteridade Psicanálise e Educação (GAPE).

É também pesquisadora associada ao NIPIAC (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas) da UFRJ. É psicanalista, membro do Círculo Psicanalítico do Rio de Janeiro. Sua área de pesquisa e atuação concentra-se na interface entre a Psicanálise e a Educação, articulada também a outras áreas das ciências humanas e sociais, com ênfase na questão da adolescência no contemporâneo, tanto do ponto de vista teórico quanto institucional e clínico. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: adolescência, educação, psicanálise e novas formas de intervenção clínica.

currículo lattes | entre em contato