O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi fundado em 1998 e está vinculado ao Instituto de Psicologia, Faculdade de Educação e Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O NIPIAC/UFRJ conta com treze docentes pesquisadores permanentes, além dos pesquisadores associados de outras unidades da federação, aglutinados em torno de projetos de pesquisa, atividades acadêmicas e programas de intervenção junto a infância e juventude contemporâneas. Os treze docentes pesquisadores permanentes pertencem, na sua maioria, a universidades do estado do Rio de Janeiro: UFRJ (Instituto de Psicologia, Instituto de Psiquiatria e Faculdade de Educação); UERJ (Instituto de Psicologia e Faculdade de Educação); Universidade Federal Fluminense (Faculdade de Educação e Instituto de Psicologia); Universidade Federal de Ouro Preto (Faculdade de Educação) e Instituto Nacional de Educação de Surdos.
O NIPIAC/UFRJ tem como objetivos:
- apoiar e promover estudos científicos na área da infância e da juventude;
- estabelecer intercâmbios com outros pesquisadores da área, nacional e internacionalmente;
- articular e organizar ações e intervenções sobre problemas que afetam a infância e a juventude;
- oferecer consultorias, cursos e eventos para divulgação de conhecimento e intercâmbios de experiências;
- atuar junto a organismos governamentais e da sociedade civil em questões da infância e juventude;
- formar profissionais e pesquisadores para atuação nessa área;
- promover e consolidar redes de pesquisadores na área da infância e juventude;
- promover a divulgação do conhecimento científico sobre a infância e juventude para além dos muros da universidade democratizando o acesso à informação qualificada nesta área.
No momento, a coordenação geral do NIPIAC é exercida pela Professora Cristiana Carneiro (Fac. Edu./UFRJ), e a coordenação científica pela Professora Lucia Rabello de Castro (Inst. Psic./UFRJ).