O presente artigo é oriundo de uma pesquisa em psicanálise e educação realizada no ambulatório infantojuvenil do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB - UFRJ), por meio de uma parceria entre a Faculdade de Educação da UFRJ e a Faculdade de Educação da UFF.
Parte da constatação que as condições sociais que sustentam o laço educativo e a transmissão têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas. Tece uma reflexão acerca do cenário contemporâneo, sobretudo à luz dos trabalhos sobre mal - estar docente em psicanálise e educação no contexto brasileiro. Visa mapear o mal-estar na escolarização de crianças e adolescentes, mais especificamente a partir do discurso de educadores. Encontra nos ideais de aluno e de educação aspectos importantes para a análise do mal-estar.
Autores: Luciana Gageiro Coutinho.
Palavras-chave:
Psicanálise; Educação; Mal-estar; Professores; Ideais.
Referência completa:

COUTINHO, Luciana Gageiro. Mal-estar na escola: o discurso dos professores diante dos imperativos educativos contemporâneos. ETD: Educação Temática Digital, v. 21, p. 348-362, 2019.