Programas de iniciação científica para o ensino médio no Brasil: educação científica e inclusão social

O artigo apresenta panorama do levantamento do conjunto de programas de iniciação científica focados no ensino médio no Brasil, em perspectiva qualitativa e contrastiva, sem pretender análise crítica.

São discutidos os objetivos, modalidades de ingresso e caracterização dos estudantes inseridos, evidenciando que nos ambientes formais de pesquisa estão sendo construídas estratégias didáticas para a educação científica e inclusão social de jovens. A participação na IC/EM repercute sobre a trajetória escolar, profissional e pessoal dos jovens e está associada de modo importante aos seus projetos futuros e expectativas de inserção no mercado de trabalho. É necessário qualificar essas iniciativas quanto aos aspectos sociais das escolas conveniadas, posição social, gênero e etnia dos estudantes participantes como meio de dar maior visibilidade da realidade desse assunto, compondo quadro histórico-político conceitual da participação dos jovens, mais orientado pela proposta de inclusão social na nossa breve história já acumulada dos programas de IC/EM.

Autoras:

Shirley de Lima Ferreira Arantes

Simone Ouvinha Peres

Palavras-chave: Iniciação Científica; Ensino Médio; Educação Científica; Iniquidade Social.
Referência completa: ARANTES-FERREIRA, S. L. ; PERES, S. O. . O. . Programas de Iniciação Científica para o Ensino Médio caracterização da tecnologia social de ensino. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 10, p. 37-54, 2015.