Este artigo discute as possibilidades de ação política por parte dos jovens no contexto escolar. Isso implica uma necessária re-significação da prática política do ponto de vista desses atores, posicionados fora dos contextos institucionalizados de tomada de decisão.

O trabalho empírico é baseado em grupos de discussão com jovens de uma escola do Rio de Janeiro, Brasil, onde se visa desenvolver com eles um projeto coletivo. A análise mostra duas importantes dimensões da ação coletiva: o processo árduo e cuidadoso da descentralização de perspectiva quando indivíduos podem transformar seus pontos de vista e o trabalho coletivo pode ser imaginado, pensado e construído; e as vicissitudes dos sentimentos e emoções, que podem tanto favorecer o trabalho em grupo, como impedir que o grupo alcance seus objetivos. No grupo aqui analisado discute-se como os jovens alcançam uma construção política importante, chamada de ‘metáfora do respeito’. Essa metáfora evidencia o momento precioso em que os jovens representam as condições necessárias a serem construídas no grupo para que a ação coletiva possa ocorrer.

Autora: Lucia Rabello de Castro
Palavras-chave: Jovens, Escola, Participação, Ação coletiva, Grupo, Sentimentos
Referência completa: Castro, L. R. de. Participación Política en el Contexto Escolar: experiencias de jóvenes en acción colectiva. Em Y. Corona e M.E. Linares (orgs.), Participación infantil y juvenil en America Latina, págs. 17-45. México, D.F.: UNAM/ Childwatch I.R.N./Universidad Valencia, 2007.