A imaginação emancipatória - Ashis Nandy e os desafios do século XXI

Este livro vem trazer ao público brasileiro uma coleção de textos de, Ashis Nandy, um dos maiores pensadores indianos da atualidade em obra lançada pela primeira vez no Brasil.

Apresentar a obra deste intelectual consiste em um enorme desafio. Por um lado, é difícil fazer jus ao volume, relevância e singularidade de sua obra; por outro, estamos diante de uma obra complexa que consegue transitar em sistemas de pensamento tão diferentes, como os originários da tradição eurocêntrica e aqueles oriundos da civilização indiana – veda, budista e islâmica. Contudo, não se trata apenas de um homem e sua obra, por mais complexa e relevante que seja. Ashis Nandy se distingue em relação a muitos intelectuais contemporâneos porque sua vida evidencia seu engajamento visceral como homem público nas questões sociais e políticas do nosso tempo. Fiel ao que pensa, mesmo que isso signifique, frequentemente, uma diminuição de sua estima pública, Ashis Nandy permanece um exemplo de intelectual cuja vida escreve, por via da militância, as suas ideias.

Autores: Ashis Nandy
Lucia Rabello de Castro
Palavras-chave: Cultura, Desenvolvimento, Subjetividade, Dominação, Colonialidade
Referência completa: Castro, L. Rabello de (org.). A imaginação emancipatória - Ashis Nandy e os desafios do século XXI. Belo Horizonte: Ed.UFMG, 2015.