Mal-estar na escolarização: estudo de casos em Psicanálise e Educação

O artigo é fruto de uma pesquisa realizada na interface da Psicanálise com a Educação. Partindo da constatação de que as condições sociais que sustentam o laço educativo têm sofrido grandes transformações nas últimas décadas, a pesquisa tem como objetivo contribuir para o enfrentamento das dificuldades vividas por educadores e alunos no que diz respeito à instituição escolar e às relações que nela se instauram.

Sustentando-nos na perspectiva psicanalítica e entendendo que a educação e a subjetivação humanas se dão no campo da linguagem, podemos afirmar que, na transmissão, reedita-se o processo inaugural de nascimento do sujeito, do qual participa sempre um Outro/educador. Entretanto, constatando que tal processo é hoje fortemente orientado pelo discurso da ciência em detrimento da palavra autorizada de pais e profissionais da educação, dedicamo-nos a investigar o “mal-estar na escolarização de crianças e adolescentes”. Assim, propomos uma discussão sobre esse mal-estar, através do estudo de oito casos de crianças e adolescentes encaminhados ao serviço de psiquiatria (IPUB/UFRJ) pela escola, realizado nos moldes de uma pesquisa-intervenção. Ao final do artigo, apresentamos o extrato de um dos casos acompanhados pela pesquisa que nos permite uma discussão acerca do diagnóstico de TDAH e da medicalização da vida escolar.

Autores: Cristiana Carneiro
Luciana Gageiro Coutinho
Palavras-chave: Psicanálise, Psiquiatria, Educação, Estudo de casos, Escola
Referência completa: CARNEIRO, C.; COUTINHO, L. Mal-estar na escolarização: estudo de casos em Psicanálise e Educação. Anais do X Colóquio Internacional do LEPSI - “Crianças públicas, adultos privados” V Congresso da RUEPSY – Rede Universitária Internacional em Educação e Psicanálise; I Congresso Brasileiro da Rede INFEIES. São Paulo, USP, 2014. Disponível em http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/eventos/detalhado.asp?num=1875&cond=12&some=1