Transferência e experiência docente: Psicanálise, educação e sociedade

Nestas notas trataremos das atuais condições do laço social e suas repercussões no campo educacional, sobretudo no impacto destas últimas nas relações transferenciais, estabelecidas pelos alunos em direção aos professores. As relações entre o conceito de inconsciente político e transferência estão aqui contempladas na discussão das relações entre as relações entre alunos e professores.

Abordaremos as reflexões de psicanalistas e sociólogos no debate em torno das determinações inconscientes presentes no cotidiano das relações escolares entre professores e alunos e procuraremos concluir com uma análise que privilegie o ato de professor em seu fazer cotidiano.

Autora: Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta e Joy Possoni Bejar
Palavras-chave: transferência; psicanálise; educação
Referência completa: PISETTA, M. A. A. M.; BEJAR, J. P. Transferência e experiência docente: psicanálise, educação e sociedade. movimento revista de educação, v. ano 3 n. 5, p. 1-11, 2017.