Breve histórico

O JUBRA – Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira – foi realizado na primeira vez pelo Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Juventude (NIPIAC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no campus da Praia Vermelha, Rio de Janeiro, em outubro de 2004. Ele inaugurou o espaço público de trocas acadêmicas e com a sociedade civil sobre as questões de uma categoria social que se tornava cada vez mais em evidência. Aquele momento sintetizou uma sinergia de ações e movimentos no campo da juventude, levando ulteriormente à criação do Conselho Nacional da Juventude e a Secretaria Nacional da Juventude em 2005, e em 2008 na realização da I Conferência Nacional da Juventude. O I JUBRA, e os outros que deram continuidade à realização pioneira do NIPIAC, realizados em Porto Alegre, Goiânia, Belo Horizonte e no Recife, responderam à interpelação que a juventude, como categoria social, constitui para a reflexão e pesquisa acadêmicas e para as práticas de cuidado, transmissão e cidadania. Por isso mesmo, o JUBRA nasce com a vocação para estabelecer um diálogo amplo, a partir da universidade, entre as diferentes disciplinas e com a sociedade ampla: profissionais, jovens, estudantes, sobre questões que não só são dos jovens, e a eles interessam, mas dizem respeito a toda sociedade. A realização dos 5 JUBRAs, que aconteceram entre 2004 e 2012, contou com o esforço aguerrido de grupos de pesquisadores, docentes e estudantes que, a partir das condições sempre precárias e difíceis das universidades, acolheu centenas de participantes para a discussão das questões da juventude. Na perspectiva de não desistirmos da semente lançada em 2004, e com a convicção de que este espaço público de discussão criado pela Universidade possa ser assegurado, o NIPIAC decidiu organizar o VI JUBRA. Neste momento parece ser necessário um esforço mais amplo de refletir sobre a continuidade do JUBRA, e sobretudo, sobre o anteparo institucional que desejamos construir para garanti-la. Sem dúvida, este passo, que consolida e respalda a continuidade do JUBRA, por meio da criação de uma rede de pesquisadores na área a REDEJUBRA, significa uma aposta que fazemos na oportunidade de trocas profícuas e necessárias. Por outro lado, ele requer o investimento de todos e todas no sentido de que a institucionalidade, fiel à vocação inicial do JUBRA, reflita a pluralidade dos anseios de todos e todas interessadas no diálogo, na discussão e nas ações com e para a juventude.

Inscreva-se

Mantenha-se informado assinando nossa lista de contatos. Basta enviar uma mensagem!

Mais